05 de Maio de 2011 16h11

Cuiabá recebe do Governo do Estado cinco ônibus Escolares para atendimento da zona rural

05/05/2011

Ângela Jordão/PMC

O Governo do Estado entregou 268 ônibus escolares para os 141 municípios de Mato Grosso, veículos que serão usados para o transporte dos estudantes da zona rural. O município de Cuiabá foi contemplado com cinco unidades. A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (05/05), no Palácio Paiaguás (sede do Governo), com a presença do prefeito da capital, Francisco Galindo, do governador Silval Barbosa, de inúmeros prefeitos do interior do estado, além de parlamentares estaduais e federais e secretários de estado.

Para Cuiabá foram doados cinco veículos, que atenderão a 34 comunidades rurais e aproximadamente dois mil alunos. Atualmente. O prefeito Francisco Galindo explicou que os cinco veículos doados para Cuiabá atenderão a 25% da demanda do município para o transporte escolar da zona rural. Atualmente, Cuiabá necessita de 20 ônibus escolares para a zona rural. Para isso, a Prefeitura precisa fazer a locação destes carros.

“Agradeço ao governador Silval Barbosa, por tem contemplado nossa capital. Estes veículos atenderão a ¼ da nossa demanda. O governador teve sensibilidade em entender a atender as necessidades dos prefeitos”. Galindo ressaltou que a grande maioria dos municípios brasileiros passa por dificuldades financeiras, sem recursos para investimentos e obras, por isso é preciso buscar o trabalho em parceria, com Estado e Governo Federal. “Do total de impostos arrecadados, a União fica com 65%, os estados com 25% e os municípios com apenas 15%. Isso precisa ser repensado e mudado, já que as maiores demandas de serviços públicos são de responsabilidade dos municípios”, destacou Francisco Galindo.

O governador Silval Barbosa também destacou a necessidade de fortalecimento dos municípios. “Tudo acontece nos municípios. Eu e todos os nossos deputados estaduais estamos trabalhando pelo fortalecimento da municipalidade”. Silval anunciou também, que ainda este mês serão entregues mais 123 ônibus para os municípios.

Ao final da cerimônia, o prefeito Francisco Galindo, comemorou o anuncio feito pelo deputado estadual e primeiro secretário da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, de que irá destinar algumas de suas emendas parlamentares para a aquisição de mais cinco ônibus escolares para a capital. “Sabemos da necessidade do município e quero anunciar, hoje, que vamos conseguir mais cinco veículos para Cuiabá”.

“Com este anúncio do deputado Sérgio Ricardo, poderemos atender a metade da nossa necessidade de transporte escolar da zona rural apenas com veículos próprios”, destacou Galindo.