20 de Outubro de 2011 17h55

Cuiabá irá sediar 2º Encontro Regional de Assistência Social - Coegemas

20/10/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 8454-5236

O município de Cuiabá irá sediar o 2º Encontro do Coegemas – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A decisão foi tomada esta tarde (20-10) durante reunião entre a primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá, Regina Kaizer e a presidente do Coegemas, Karla Lautenschlager.

O tema do encontro “Entre o SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: os Municípios pactuando caminhos intersetoriais” será ministrado a gestores da região Centro Oeste, vindos do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. O encontro, realizado na capital mato-grossense, será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com o governo do Estado e Coegemas.

Dentre os assuntos abordados estão à estruturação do sistema de vigilância social, cadastro único, sistema de informação, qualificação e ampliação dos serviços de segurança alimentar, inclusão produtiva, SUAS/proteção básica especial de média e alta complexidade, controle social e ampliação da participação popular, trabalhadores do SUAS, Intersetorialidade das políticas públicas: saúde, educação, benefícios de prestação continuada, programa bolsa família e benefícios eventuais, entre outros.

A previsão é de que 400 pessoas participem dos dois dias de evento, que começará na noite de quinta-feira (17.11) e prosseguirá o dia todo da sexta-feira (18.11). A abertura será com a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin.

Coegemas

O Coegemas é um colegiado que oferece suporte à assistência social no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Cronograma

O Congemas, colegiado que atua em nível nacional, realiza cinco encontros descentralizados. O 1º encontro será em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 9 e 10 de novembro. O 2º, em Cuiabá, 17 e 18 de novembro, o 3º encontro reunirá os gestores em Canoas, no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 26 de novembro, o 4º encontro será na cidade de Palmas, no Tocantins, de 19 a 20 de janeiro de 2012 e o 5º e último encontro será em Vitória, no Espírito Santo, de 12 a 13 de fevereiro de 2012.

Encaminhamentos

As propostas deliberadas em Cuiabá serão encaminhadas para o encontro nacional, que será realizará em 2012.

Para a primeira dama da capital, Norma Sueli, ser escolhido para sediar o evento é um privilégio para o município. “Temos que discutir a questão social do País, esse encontro é um grande momento para os debates. Com isso, podemos obter novas experiências, aprender mais sobre o assunto e também oferecer esse tipo de serviços com mais qualidade para a população”.

De acordo com a presidente do Coegema, o Sistema Único de Assistência Social deve ser uma busca ativa. “Precisamos incluir pessoas no cadastro único, encaminhar para os serviços sociais. O objetivo é tirar as pessoas da condição de carência. Vamos conhecer e discutir novas políticas públicas que facilitem o acesso a programas sociais a quem necessita deles”, destaca ela.

Regina Kaizer classifica o encontro como a possibilidade de Cuiabá e Mato Grosso mostrarem que podem fazer mais na área social. “O evento é uma grande oportunidade para mostrar o que estamos fazendo na área social, temos muito a crescer ainda, mas fazemos nossa parte com responsabilidade. A troca de conhecimentos irá nortear a todos os participantes dos três estados do Centro Oeste”, afirma.

Roseli Barbosa, parceira de Cuiabá na realização do encontro, ressalta a importância de receber bem o encontro regional. “Todos serão muito bem recebidos, com certeza será um prazer para nós ter um evento que aborda a política de assistência social e poder paralelamente mostrar o quanto nosso estado tem a oferecer a todo Brasil nessa área”.