Creche Mariana Fernandes Macedo aplica projeto pedagógico do MEC

A Creche Mariana Fernandes Macedo, localizada no bairro Dom Aquino, tem aplicado com regularidade o projeto político pedagógico do MEC (RCNEI - Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil), afirmou hoje (26-03) a gestora Benedita Gonçalves de Souza Moraes. "Ao todo, nossa equipe é composta de 28 funcionários efetivos, 90% com graduação em nível superior. Têm experiência e desempenham suas atividades com dedicação confessa, conforme pode ser comprovado no dia a dia do exercício de assistir às 70 crianças que a creche recebe".

As crianças, na faixa etária de três anos (40) e dois anos (30), permanecem integralmente na creche, das 6 às 18 horas. Existem mais 60 pedidos de vagas, informou a gestora. "Todo dia aparecem pais querendo abrigar seus filhos. Entendemos essa necessidade, mas a creche já opera no seu limite. Necessitaria ser ampliada a estrutura física e quanto ano número de funcionários para atender ao crescimento da demanda. Nosso efetivo é pequeno, em termos da amplitude das atividades que desenvolvemos com essas crianças, que precisam ser assistidas ininterruptamente”, explicou.

Elaa explicou que as crianças recebem cinco refeições diárias na creche, além de higienização em ambos os períodos. "São dois banhos, um pela manhã e outro à tarde. Logo ao chegar, têm café da manhã e atividades recreativas. Depois, passam pela higienização, banho e escovação; almoçam e descansam. Na sequência, café da tarde, mais atividades, banho, jantar, escovação e, finalmente, a despedida, quando os pais vêm buscá-las".

Ela esclarece que a creche não desenvolve alfabetização, limitando-se a preparar as crianças para a escola. "O objetivo é repassar noções de disciplina e educação, em geral, além de impor limites. Além disso, a creche oferece muitas atividades recreativas, brincadeiras, que as crianças adoram. Basicamente, cuidamos, educamos e brincamos".

As universidades cuiabanas, conforme Benedita Moraes, também auxiliam a creche na cessão de estagiários (pedagogos e nutricionistas). "O papel de contribuição das universidades (Unic, Unirondon, Univag e Afirmativo) é importantíssimo. Têm cedido estagiários nas áreas de nutrição e pedagogia. É um apoio fantástico, sem dúvida, pois promove um suporte extra no quadro funcional".

Ainda que não seja algo constante, a creche também recebe doações esporádicas da comunidade. A gestora explica que qualquer pessoa pode ajuda a creche, inteirando-se dos procedimentos pelo telefone (65) 3616.6800). "Muitas crianças são carentes e necessitam de fraldas, roupinhas, leite. Assim, quem quiser colaborar pode vir pessoalmente à creche ou ligar para nosso telefone, que mandamos buscar o material doado às crianças carentes".

• Secretaria de Educação elabora política de educação migratória

• Creche Espaço Livre tem prazo prolongado para solicitação de matrícula

• Prefeito e secretária visitam obras de CMEI e garantem entrega à população

• Mauro Mendes inaugura uma e anuncia mais duas creches no Pedra 90