20 de Janeiro de 2011 14h39

Copa de 2014 trará investimentos de R$ 1,1 bilhão para Cuiabá

20/01/2011

Ângela Jordão/PMC

A Copa de 2014 deixará um legado de serviços e obras jamais visto antes na história de Cuiabá. Em apenas três anos, a capital receberá investimentos que em uma situação normal poderiam levar até 30 anos para serem realizados. O desenvolvimento e o legado da Copa para Cuiabá e Mato Grosso foi o destaque dos discursos durante a solenidade de inauguração da nova sede da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa).

Em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, estão previstos para Cuiabá e Várzea Grande investimentos no valor de R$ 1,1 bilhão, além dos recursos que estão sendo investidos na construção da Arena do Pantanal (estádio sede dos jogos).

Os projetos relativos ao trânsito visam acabar com os pontos de estrangulamento
em Cuiabá. O objetivo é dar agilidade ao trânsito, tornando o fluxo de veículos contínuo e rápido, visando a acabar com pontos de estrangulamentos (engarrafamentos) que existem na capital. Está prevista a construção de 10 viadutos, nove trincheiras, três novas pontes e a ampliação de uma ponte. Algumas das principais obras situam-se em um raio de 1,5 quilômetro da Arena do Pantanal, em atendimento às exigências da FIFA – organizadora da Copa do Mundo.

A proposta final de mobilidade urbana é uma conjunção de projetos desenvolvidos pelo IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Agecopa. Também estão previstas obras complementares para Cuiabá, Várzea Grande e mais 11 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá. A responsabilidade de viabilização das obras complementares ficou a cargo dos prefeitos municipais.

Os recursos são provenientes do BNDES, Caixa Econômica Federal e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). As licitações estão previstas para o mês de março.

Neste primeiro momento, estão sendo realizadas, em Cuiabá e Várzea Grande, pequenas obras em ruas e avenidas, visando criar contornos necessários, já que muitas vias serão interditadas durante longos períodos para a promoção das adequações.

As autoridades presentes à solenidade de inauguração destacaram a necessidade de a população compreender que, durante os esses três anos até a realização do Mundial, haverá uma série de transtornos em Cuiabá, devido à execução das obras, mas que o investimento é em longo prazo, trazendo apenas ganhos para a população, que em troca terá em breve uma cidade que oferece uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.