28 de Agosto de 2012 16h56

Começa nesta sexta-feira (31/08), o 2º Festival Japão Mato Grosso, em Cuiabá

28/08/2012

Secom Cuiabá

O 2º Festival Japão Mato Grosso começa nesta sexta-feira (31/08), no shopping Pantanal e vai até o próximo domingo (02/09). Com programação que inclui a culinária, beleza e atrações japonesas, o Festival pretende mostrar que a cultura do Japão está mais perto da nossa realidade.

Nos três dias de evento, haverá apresentações de cosplays, de Edson Ilusionista, Street Dance, lolitas, Joe Hirata, artes marciais, e o concurso da miss nikkey, entre outros.

Durante reunião, em abril, com o cônsul do Japão, Yusuke Nakayama, o prefeito Francisco Galindo garantiu que a prefeitura de Cuiabá dará toda a estrutura necessária para o evento. “Tudo que fizemos em 2011 está garantido para este ano. O Festival é muito importante para divulgação da cultura japonesa a para a interação entre os dois povos”.

Galindo disse que ficou encantado com o Festival do ano passado e mais uma vez elogiou a perseverança e determinação do povo japonês. “O povo japonês é sempre um exemplo para todo mundo. Em todos os acontecimentos tristes que os acometem, eles mostram um imenso poder de crescimento e superação. É um país fascinante, que tenho muita vontade de conhecer”, completou o prefeito.

Na oportunidade, o presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yuji Izawa, agradeceu o empenho da prefeitura na promoção do 1º Festival, e entregou ao prefeito um documento com agradecimento oficial e um CD com imagens do evento.

Cidade irmã

O presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yuji Izawa, lembrou ao prefeito que o cônsul geral do Japão está trabalhando no projeto de Cuiabá ter uma cidade irmã no Japão, estreitando ainda mais a relação entre o país e a capital de Mato Grosso e ampliando as parcerias culturais e econômicas.

Festival

O 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’ foi realizado entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2011, na Praça Santos Dumont. O evento foi considerado um enorme sucesso. Os organizadores esperam 10 mil visitantes, mas nos três dias do Festival, mas de 30 mil pessoas visitarão o local. Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e as tradições japonesas, com inúmeras apresentações culturais, além de degustar a deliciosa culinária japonesa.

O festival ‘Tanabata Matsuri’ teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado no Bairro Liberdade, em São Paulo, desde 1979. No ano passado, foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da cidade de São Paulo.