/

31 de Agosto de 2010 11h12

Clima seco aumenta número de crianças atendidas pelo SUS em Cuiabá

31/08/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

O pediatra Euze Carvalho, Secretário Adjunto de Saúde em Cuiabá, recomenda aos pais cuidados com os filhos que podem ficar doentes por causa do clima seco que ocorre na capital. “É preciso oferecer-lhes bastante líquido durante o dia, além de água em forma de chás e sucos, e que se evitem refrigerantes. Ao sair de casa, as crianças devem buscar lugares sombreados e terem alimentação leve baseada em frutas e verduras”, orienta o médico.  Ele também aconselha que as crianças maiores, que já estão na escola, não façam atividades físicas no início da manhã e da tarde. E se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 12% essa atividade deve ser evitada.

Carvalho observa que o número de crianças atendidas na rede pública de saúde do município (SUS), nos últimos dois meses, teve um aumento de 29% em relação ao ano passado. “Até o início do período das chuvas esse número deve aumentar, poderemos chegar a 40%”, afirma o gestor.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o cenário seco, esfumaçado e propenso a doenças respiratórias começará a mudar em Cuiabá e em todo o Estado somente na segunda quinzena de setembro, quando chuvas em formas de pancada atingirão a região Centro-Oeste.

Mesmo assim, as chuvas ocorrerem de forma rápidas e geralmente no meio da tarde, ainda não serão suficientes para amenizar a sensação desértica. O período de alerta prossegue até outubro.

Mais cuidados

A baixa umidade do ar, que aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas é a razão pela qual o secretáio pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.As crianças e os idosos precisam de atenção especial, já que são os mais afetados pela baixa umidade do ar.

O acúmulo de poeira pode desencadear problemas alérgicos, por isso é importante manter a higiene doméstica. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a ter uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores.Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico.

A pele também merece atenção especial. Banhos com água quente provocam ressecamento, o uso de hidratante ajuda a manter a pele sa