07 de Janeiro de 2011 10h49

Cidadão Legal promove o esporte em comunidades carentes

07/01/2011

Marcio Camilo/PMC

Um dos projetos bem sucedidos da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania (Smec) em 2010 foi o Cidadão Legal. Coordenado pela Diretoria de Esporte e Lazer (Didel), a iniciativa promoveu políticas sociais através de praticas esportivas. O público alvo foram os bairros carentes e a zonal rural da Capital.

No decorrer do ano passado, o Cidadão Legal desenvolveu três atividades. A primeira ocorreu na comunidade Distrito de Aguaçu (zona rural), onde foi realizado, no dia 5 de maio, um torneio de futebol com a participação de times do Assentamento 24 de abril. Ao todo, 79 atletas estiverem envolvidos na competição.

Seguindo os mesmo moldes, outro dois torneios de futebol e futsal foram realizados nas comunidades de Arraial dos Freitas e Aguaçu, nos dias (29-08) e (13-09), respectivamente. Na oportunidade, jogadoras femininas também se integraram ao projeto, que somando as duas comunidades, envolveu 380 atletas.

O secretário da Smec, Moisés Dias da Silva, considera ter atingido os objetivos  propostos, “com o cumprimento das metas estabelecidas, tendo como base as diretrizes estabelecidas na Política Municipal de Desporto e Lazer, que caracteriza o esporte como um "fato educativo e social".

“Para alcançar todos os segmentos da população, a Smec incorpora programas de estímulo ao desenvolvimento do esporte educacional, de participação e de rendimento, além de priorizar ações globalizadas para os segmentos da comunidade considerados especiais, como: crianças e adolescentes em situação de risco, as pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas da terceira idade”, disse