07 de Janeiro de 2011 13h35

Chuvas prejudicam trabalhos de tapa-buracos na Capital

07/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Segundo afirmou hoje (07-01) o adjunto da Seminfe - Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cuiabá, engenheiro Quidauguro da Fonseca, as operações de tapa-buracos na cidade ainda estão comprometidas por conta do período chuvoso. "As equipes da Seminfe trabalham de acordo com as 'tréguas' concedidas pela natureza. Porque, se chove bastante - como tem sucedido -, tapar buracos se torna uma operação difícil, quase inútil. É que as emendas não secam e, sendo assim, simplesmente escoam ruas abaixo com as enxurradas, quando da eclosão de torrenciais, ainda que rápidos".

Uma das ruas que os moradores reclamam por ações similares da Seminfe é a Osvaldo Correa, no bairro Despraiado, informa Fonseca. "Essa rua e muitas outras carecem de reparos urgentes. Mas, com as chuvas, é desperdiçar produtos, serviços e esforço das equipes. O ideal é aguardar o cessar desse período chuvoso, para atender maciçamente o elenco de vias de acesso já cadastradas na cidade, com problemas na malha viária. Durante as chuvas, isso sempre se agrava, é até normal".

Quidauguro descartou qualquer processo de recapeamento asfáltico em Cuiabá pelas próximas semanas. "Se tapar buracos está difícil agora, em face da dificuldade de aderência dos produtos, imagine então recapear quilômetros de ruas debaixo de chuva! Por enquanto, isto é difícil, impossível, até. O correto é aguardar mais algum tempo, possivelmente março ou abril, com condições climáticas seguramente secas, para implementar tal atividade".

Ele disse que a Seminfe trabalha com equipamentos em regime de concessão (comodato), cedidos pelo Estado. "O prefeito Chico Galindo já fez um levantamento para aquisição de maquinário da Prefeitura, a ser repassado à Seminfe. Devemos destacar também a boa vontade do governador Silval Barbosa em auxiliar Cuiabá a ter uma estrutura condizente com uma cidade sede da Copa. Com o governo estadual como parceiro da Prefeitura, podemos avançar em empreendimentos capazes de consolidar benefícios à sua população. O prefeito está muito otimista, pois tudo que deseja é ver a cidade com muitas obras estruturais, de longo alcance social", explicou.