30 de Dezembro de 2010 08h00

Chico 2000 consegue emenda para reforma do Ginásio Quilombo

30/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Por meio de emenda parlamentar federal, da ordem de R$ 400 mil, o Ginásio de Esportes do Bairro Quilombo é hoje uma das alegrias dos moradores da comunidade e de quantos praticam esportes na Capital, afirmou na última terça-feira (28-12) o vereador Chico 2000, por Cuiabá. "Fui a Brasília-DF algumas vezes justamente para buscar a viabilização desse recurso, que considero importante para facilitar o ingresso de jovens nos esportes. Não apenas dos que residem no Quilombo, mas também na Capital inteira", disse o parlamentar.

Ele destaca que essa reforma do Ginásio, obras previstas para serem inauguradas em breve, só foi possível graças ao deputado federal Homero Pereira. "Em Brasília, o deputado Homero estendeu-nos apoio que se moldou nos recursos citados, de R$ 400 mil reais (emenda parlamentar). Assim, já saímos dali para anunciar a Cuiabá a realização de mais um projeto social destacado. A bancada federal mato-grossense provou estar pronta a auxiliar a Capital, mais uma vez".

As obras no Quilombo totalizaram R$ 450 mil reais, aproximadamente, informa Chico 2000. "O prefeito Chico Galindo determinou, de imediato, que incluísse no projeto de reforma do Ginásio Quilombo, toda a acessibilidade necessária (rampas, banheiros especiais, etc) para o uso frequente dos portadores de necessidades especiais naquele logradouro esportivo". Inclusive, acrescenta, a Diretoria de Esportes da Secretaria de Esportes e Cidadania do Município já tem assento cativo no prédio, para melhor atendimento à população e aos atletas que ali sempre participam de torneios e outras atividades.

Para 2011, informa, ele pretende buscar recursos com seus pares para que também o Ginásio da Lixeira seja beneficiado com reform a idêntica, a fim de propicionar à comunidade local o mesmo conforto esportivo agora proporcionado aos moradores do Quilombo e adjacências. "Esta ajuda não se limita apenas ao âmbito parlamentar do Município, mas se estende também em nível estadual e federal. O importante é não perder de vista o objetivo de dotar a Capital de estrutura que possibilite aos seus moradores a capacidade de praticar esportes com desenvoltura e segurança. E, deve ser ressaltado, com dispositivos modernos, compatíveis aos dos grandes centros esportivos que estão sediados em cidades polos de todo o País".

Chico 2000 observa que reside nos esportes um dos maiores suportes de combate a um dos caminhos negros que os jovens têm adentrado nos últimos tempos no País: o das drogas. "Ao praticar algum esporte, ele acaba se dedicando, e o culto ao próprio corpo barra qualquer tendência de que se torne dependente de drogas. Daí que defendo a tese de que os esportes são armas de terminantes para se combater esse mal do século que as sociedades mundanas enfrentam".