/

17 de Março de 2011 10h00

Casa de Amparo às Vítimas de Violência de Cuiabá é elogiada pela Embaixada de Portugal

17/03/2011

Marcia Caetano/Com informações da Secom-MT

A atuação da Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica mantida pela Prefeitura de Cuiabá foi elogiada pela Embaixada de Portugal no Brasil, pelo atendimento prestado a uma mulher portuguesa, vítima de violência doméstica, em 2009.  A menção a Casa de Amparo consta de um ofício enviado pela embaixada à Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e repassado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos.  

No ofício, a Embaixada de Portugal informa que, a mãe e seu filho já regressaram à nação de origem e que se sentiram satisfeitos com o tratamento dado pelos os órgãos de defesa da mulher. A vítima havia se casado com um rapaz cuiabano e depois de anos de convivência começou a ser vítima de violência doméstica. Além de se refugiar dos atos de violência, a mãe teve que entrar com uma ação judicial para conseguir a guarda do filho, para que pudesse levá-lo a Portugal, já que o garoto também é brasileiro. Durante este tempo, a mulher portuguesa e seu filho ficaram abrigados na Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, em Cuiabá. 

“Concluiu-se assim, com sucesso, um caso que contou com o apoio dessa Secretaria de Política para Mulheres, que muito agradeço. Nesse ocasião, gostaria de destacar muito especialmente a acção [sic] dedicada da representante da Secretaria em Cuiabá, Drª Ana Emília Sotero Brasil”, relata o documento, assinado pelo embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, que também registrou o atendimento que a mulher portuguesa recebeu durante o tempo em quem foi acolhida pela Prefeitura de Cuiabá na Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

A Prefeitura de Cuiabá realiza na Casa de Amparo o atendimento integral de mulheres e seus filhos em situação de risco devido à violência doméstica, oferecendo  serviço psicossocial, atendimento médico, assessoria para serviços jurídicos, transporte, sala de laborterapia (artesanato, costura, bordados), acompanhamento pedagógico para crianças, entre outros.