17 de Fevereiro de 2012 18h26

Câmara dos Vereadores aprova diretores da AMAES

17/02/2012

Secom Cuiabá - 3645-6054

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou os nomes dos diretores para presidir a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Cuiabá (AMAES – Cuiabá), indicados pelo prefeito da capital Francisco Galindo. A aprovação contou com 11 votos favoráveis, três rejeições e cinco ausências. A sessão especial na Casa das Leis aconteceu nesta sexta-feira (17-02).

Assume a presidência da Agência Reguladora, Karla Regina Lavratti é para diretor técnico da Agência, Jacírio Maia Roque. Karla é atual secretária Municipal de Planejamento e Finanças (SMPF), cargo que será assumido por Juliana Rocha, diretora Financeira da SMPF. Enquanto que Jacírio Maia Roque já ocupou a diretoria técnica da Sanecap e atualmente responde pela Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe).

Durante a sabatina Karla destacou o papel da AMAES, sendo este o de controlar, regularizar, organizar e fiscalizar, junto com a sociedade cuiabana, os serviços de água e esgotamento sanitário de Cuiabá. “A criação da AMAES fica para a história, em vista da capital nunca ter contado com um órgão fiscalizador para os serviços de ággua e saneamento”, pontuou.

Jacírio Roque, na ocasião, deixou claro que a AMAES terá a função de fazer cumprir na íntegra o Plano Municipal de Saneamento. “Com a universalização do serviço de água em três anos, e de esgotamento em 10 anos“.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Júlio Pinheiro, a criação da AMAES é fundamental para Cuiabá, em vista de ela ser o elo entre prestação de serviços de água e esgotamento sanitário e população.

De acordo com o prefeito, a escolha dos dois indicados segue critérios totalmente técnicos. Karla tem ampla experiência na área de administração e planejamento público, enquanto que Jacírio tem um vasto currículo de atuação na área técnica do setor de água e esgoto sanitário.

A AMAES foi criada por meio de Lei aprovada na Câmara Municipal. Outra função da Agência é que a tarifa será reajustada somente uma vez por ano, com o consentimento da Prefeitura de Cuiabá e da AMAES.