Baixa umidade relativa do ar: Cuiabá em estado de emergência

Foto:Otmar de Oliveira

De acordo com a Defesa Civil do município, Cuiabá entrou em estado de emergência devido à baixa umidade relativa do ar registrada na tarde desta quinta-feira (26-08). Emobra o índice de umidade do ar tenha atingido a marca de 11% na capital, a prefeitura ainda não decretou situação de emergência.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, um índice a partir de 30% da umidade relativa do ar já pode ser considerado estado de atenção. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, orienta a população de Cuiabá, a tomar devidos cuidados para evitar maiores danos à saúde. Ele indica a maior ingestão de líquidos e a interrupção de atividades físicas entre as 10 e 15 horas, uso de cremes hidratantes, e ingestão de alimentos leves. “É preciso evitar exposição ao sol, ingerir muito líquido e frutas e quando sair de casa levar sempre uma garrafa com água”, aconselha o coordenador. Ele lembra que as crianças e os idosos devem receber atenção especial. “Os idosos não sentem sede, por isso é importante que as pessoas que os rodeiam ofereçam líquido sempre”, observa.

Devido o estado de alerta e sob  orientação da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) enviou um documento às 97 escolas da rede ensino da capital alterando o horário das aulas, tendo em vista a baixa umidade do ar.

No período da manhã as atividades nas unidades de ensino deverão ser desenvolvidas das 7 às 10horas. À tarde as aulas devem ser ministradas das 14 às 17 horas. O tempo do recreio deve ser suprimido do expediente.

Mais Calor

Nesta sexta-feira (27.08) Cuiabá continuará em estado de emergência. Durante a tarde, período de maior calor, os termômetros devem marcar temperatura de 38º e umidade relativa do ar em 11%. O sábado (28.08) a umidade vai aumentar em 1% elevando o alerta de umidade para estado de alerta. A temperatura será marcada em 39º.

Já no domingo (29.08) embora ainda em estado de alerta, a umidade do ar será elevada para 22º. As temperaturas durante todo o dia continuarão altas na casa dos 37º.

Segundo a previsão do tempo para os próximos dias, feita pelo Inpe, Mato Grosso continuará apresentando temperaturas elevadas. Cuiabá deve apresentar, para esta semana, uma média de máxima de 36°C e mínima de 17ºC. A umidade relativa do ar, também continuará baixa em todo o Estado, apresentando médias de 20%.Chuvas só devem começar a ocorrer, em forma de pancadas rápidas, a partir da segunda quinzena de setembro.

• Capacitação prepara profissionais da saúde para a Copa

• Sugestão de Pauta: Capacitação para a Copa de 2014

• Pronto-Socorro receberá R$ 6,6 milhões para qualificar o atendimento

• Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá lança nesta sexta-feira (11) Plano Emergencial da Saúde