04 de Maio de 2011 17h26

Audiência Pública debate queimadas em Mato Grosso

04/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Por meio do Ministério Público de Mato Grosso, várias instituições oficiais debateram hoje (04-05) à tarde, na sede da Promotoria de Justiça da Capital, em audiência pública, a situação das queimadas no território mato-grossense. O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, acompanhado de vários titulares do 1º escalão, garantiu que o eslogan "MT Unido Contra as Queimadas" vem ao encontro das aspirações da administração municipal. "Podem contar com a Prefeitura", afirmou o gestor, ao encabeçar a lista de assinaturas do pacto firmado para unificar o trabalho das instituições governamentais em prol da redução do índice de queimadas e, desta forma, proporcionar mais saúde e melhor qualidade de vida à popula ção.

"Esse eslogan, aliás, tem muita semelhança com a proposta que instituímos na Capital, "Todos Juntos por Cuiabá", observou Chico Galindo, após saudar as autoridades presentes. "Trata-se de um compromisso que ora firmamos para intensificar forças institucionais no sentido de que as queimadas deixem de ser a grande temeridade todos os anos, o que sempre traz transtornos diversos e prejudica a saúde de milhares de pessoas, principalmente crianças e idosos".

O prefeito acrescentou se sentir feliz e motivado por participar dos trabalhos desencadeados pelo Ministério Público, órgão que parabenizou pela iniciativa da audiência pública 'em defesa do verde e da vida, inclusive a humana', pontuou. "Aqui se fazem presentes diversas Pastas do Município, igualmente sintonizadas para ajudar na concretização das propostas que germinarem nesta audiência pública. Por outro lado, a presença de instituições ambi entais diversas já evidencia que os debates têm foco de interesse geral daqueles que se preocupam com o hoje e o futuro da humanidade. Muito pode ser feito, se houver sintonia dos poderes constituídos para, juntos, coibir e extinguir ações capazes de trazer malefícios ao meio ambiente e ao ser humano".

Galindo destacou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, juntamente com outras Pastas do Município, têm atuado lado a lado para expandir a proteção ambiental no seu governo. "Combater as queimadas urbanas é um dos focos constantes de trabalho das nossas secretarias, não afeto apenas à área do Meio Ambiente. Essa sintonia já fez valer registros de redução sensível nos abusos cometidos até há pouco tempo, mas não podemos jamais afrouxar a guarda. Faz-se preciso uma atenção constante".

A promotora de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, Ana Luíza, afirmou que a realização de uma audiência pública, com enfoque nas queimadas no Estado, é positiva em todos os sentidos, "pois conseguiu reunir vários órgãos ambientais neste espaço. É um grande início para que as coisas efetivamente possam acontecer do jeito desejado pela população".

O juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, compartilhou essa opinião da promotora. "Realmente, é animador assistir várias instituições preocupadas com o meio ambiente. Sabemos, por análise de experiências passadas, que projetos individuais não vingam, e os resultados ficam abaixo da expectativa geral. O ideal é que as instituições se unam, toda a sociedade participe dos trabalhos. Se não houver este engajamento, o alcance das metas se torna mais difícil. Ou nem se torna concreto, na maioria dos casos".

Conforme o secretário Alexandre Maia, da Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente, "o tom aclamado como unânime nesta audiência é este mesmo, o de unificação dos tr abalhos das instituições ambientais". Maia considera as queimadas "um mal que tem assolado impiedosamente nosso Estado", e a união de forças de órgãos defensores do meio ambiente teria grande poder, analisa, "de dar fim à maioria das ações nefastas que deitam florestas inteira abaixo, logo transformadas em tochas quilométricas".

Ele anunciou ainda uma fiscalização conjunta da Sema e Ibama nos próximos dias. "Não queremos chegar em outubro e ser torpedeado pelos mesmos problemas que as queimadas sempre causam ao meio ambiente e às pessoas". Equipamentos para detectar o índice de contaminação do ar pelas queimadas serão instalados também em Cuiabá, foi anunciado na audiência pública.