30 de Agosto de 2011 11h45

Atleta mato grossense é destaque no mundial de natação para trabalhadores

30/08/2011

Agência CNI de Notícias

O Serviço Social da Indústria (SESI) levou o Brasil ao primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial de Natação da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), realizado de 23 a 26 de agosto na cidade de Bad Radkersburg, na Áustria. A equipe brasileira foi formada pelos trabalhadores que se destacaram nos Jogos Nacionais do SESI, realizados em maio, em Salvador. O mundial contou com atletas de associações esportivas de 11 países.

A delegação brasileira, com trinta trabalhadores de 21 empresas brasileiras, ganhou 141 medalhas, 74 de ouro, 46 de prata e 21 de bronze na disputa. A seleção da Itália ficou na segunda posição com 103 pódios. Foram 56 medalhas de ouro, 25 de prata e 22 de bronze. A Holanda terminou em terceiro, com 124 medalhas, 39 de ouro, 41 de prata e 44 de bronze. “A boa participação estimula à adesão de colegas a prática esportiva. Esses atletas são referências positivas e demonstram que a atividade física traz vantagens e oportunidades”, explica o chefe da delegação Fábio Rodrigues, do SESI de Santa Catarina.

DESTAQUES - O auxiliar administrativo Luiz Pedro Pereira, da Milanflex (MT), foi o destaque masculino na Áustria, com 13 de medalhas de ouro e uma de prata. Pepeu, como é conhecido, chegou ao Brasil no domingo (28-8) e foi homenageado com uma recepção no Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá. Nesta semana, ele participa das provas do 40º Troféu José Finkel de Natação, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

A nadadora Beatriz Mônica Hasckel, da empresa catarinense de energia elétrica (Celesc), foi o destaque no feminino. A assistente administrativa ganhou 11 medalhas, sete de ouro e uma de prata nas disputas individuais e três nas provas de revezamento.

MEMBRO INTERNACIONAL - O SESI é  a única entidade brasileira membro da CSIT. A Confederação Esportiva Internacional do Trabalho é uma organização que congrega as entidades internacionais de regulação de modalidades de esportes. São membros da confederação 35 organizações de 29 países.

A participação de brasileiros em campeonatos mundiais de trabalhadores é organizada pelo SESI, que promove o esporte junto às empresas com jogos municipais, estaduais, regionais e seletivas nacionais. Os torneios definem os atletas que participarão dos mundiais em diversas modalidades esportivas como xadrez, tênis e vôlei, por exemplo.

O Brasil participa dos campeonatos da CSIT desde 1999 e foi campeão do Mundial de Natação na edição de 2007, realizada em Blumenau, Santa Catarina. Em 2013, o Brasil receberá o Mundial do Trabalhador da CSIT, que terá diversas modalidades esportivas e será realizado no Rio de Janeiro.