15 de Outubro de 2010 08h21

Aos Professores, nosso reconhecimento!

15/10/2010

*Chico Galindo-Prefeito Municipal de Cuiabá

Os professores fazem parte de uma das mais importantes categorias profissionais de todos os tempos. São eles que integram, junto com os alunos, uma comunidade educacional, cuja atuação é decisiva para a formação de cidadãos capazes de inferir propositivamente na construção harmônica da sociedade. Em Cuiabá nós sabemos o que isso significa pois, aqui é onde nós não medimos esforços para implementar uma política de valorização profissional e de qualidade na prestação dos serviços educacionais.

Graças ao profícuo trabalho realizado pela categoria de professores – e pelos demais integrantes da área de educação - Cuiabá vem conquistando notoriedade, sendo hoje uma referência nacional, uma vez que acaba de ser considerada como uma das sete capitais do país com a melhor qualidade da educação nos anos finais do Ensino Fundamental.  Essa é uma significativa demonstração da qualidade dos profissionais que temos, e reafirma a certeza de que estamos no caminho correto.

Desde que assumimos os destinos da capital de Mato Grosso, nós nos conscientizamos de que a valorização do profissional da educação é o eixo estruturante para o sucesso. Nós entendemos o papel social da escola e é neste sentido que compreendemos ser determinante assegurar aos professores uma formação continuada, que contemple as ressignificações exigidas pela contemporaneidade.

A educação é justamente o setor onde podem ser constatados os maiores avanços, com resultados positivos que nos levam a comemorar. No início da nossa administração, a área educacional era avaliada pelo Ideb em 17º lugar entre as capitais brasileiras; hoje o município é avaliado na 7ª posição, um avanço extraordinário e sem precedentes, conseguido em muito pouco tempo.

A administração da qual faço parte, antes como vice-prefeito, hoje como prefeito de Cuiabá, também instituiu o segundo maior piso salarial de professores do país. O professor da rede, que tinha vencimento de R$ 540,00, hoje ganha R$ 1.204,00, um aumento nunca antes concedido de 123 por cento.

Nós criamos o Cuiabá Vest, cursinho pré-vestibular gratuito para alunos carentes, e o programa Bolsa Universitária, permitindo que milhares de pessoas humildes, que não podiam sequer sonhar com um curso superior, tivessem acesso às universidades públicas e particulares, e conquistassem o tão sonhado diploma de curso superior. Ou seja, a ação da nossa administração possibilitou que alunos pobres também se tornassem doutores.

Há profissões que são temporárias, enquanto outras são eternas. A de professor se inclui no rol das profissões eternas. Neste momento em que comemoramos o Dia do Professor, é uma honra agradecer a cada um desses profissionais pela sua capacidade de acolher nossas crianças, jovens e adultos e acompanhar sua formação. Portanto, pela sua dedicação e profissionalismo, não poderíamos deixar de louvar o papel de todos os professores que atuam no Estado, e que ajudam a formar cidadãos de bem em todo o Mato Grosso!

*Francisco Bello Galindo Filho
Prefeito Municipal de Cuiabá