05 de Outubro de 2010 10h00

Alunos da rede municipal participam do culto semanal

05/10/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

O tradicional culto semanal da Prefeitura de Cuiabá teve uma participação especial neste início do mês de outubro, terça-feira (05-10). Os alunos da Escola Municipal Elza Luiza Esteves, integrantes de um coral, abrilhantaram a celebração com a apresentação de vários números musicais. As crianças fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral – Educa Mais – coordenado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com outras secretarias municipais.

As crianças se apresentaram depois das palavras e orações proferidas pelo frei Alceu Boniatti, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da região do Coxipó. O religioso orientou os funcionários da prefeitura para que “tenham um espírito transformador” ao trabalharem pela população de Cuiabá. Para isso, segundo o frei Alceu, “é preciso ter Deus como prioridade”.

O prefeito Francisco Galindo, que estava acompanhado pela primeira dama Norma Galindo, ressaltou a importância de iniciar o mês das crianças e dos professores enfatizando a necessidade de dar prioridade ao programa Educa Mais. “Queremos estender a Educação Integral para todas as escolas de Cuiabá, até 2012”, assegurou o prefeito.

Participaram do culto várias autoridades, entre secretários, vereadores, sub-prefeitos, além de servidores da prefeitura e educadores da rede municipal.

Escola “Educa Mais”

É uma política pública de desenvolvimento e inclusão social, com ampliação da jornada escolar e foco na qualificação dos tempos, espaços e oportunidades educativas para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Tem como pressupostos a defesa da equidade no tratamento das diferenças, o que significa reconhecer ritmos e potencialidades diversas e a consciência de que o direito à educação não se restringe ao direito de acesso à escola. Vai além, é o direito de aprender e inventar novos caminhos, de vivenciar novas experiências, de ampliar horizontes, de conhecer o mundo. Atualmente o programa é desenvolvido em 51 unidades de ensino e envolve 12 mil crianças em Cuiabá.

Esse programa busca condições mais favoráveis para que as escolas públicas municipais, situadas em áreas de maior vulnerabilidade, possam melhor atender as necessidades sócio-educativas das crianças e jovens mais afetados pelos fenômenos da exclusão social, da violência escolar e com Ideb abaixo de 2,9.

As ações se estruturam através de um currículo integrador, com proposta de atividades diversificadas e interligadas (linguagens, artes, músicas, teatro, literatura, esporte, inclusão digital), a fim de promover o desenvolvimento harmonioso da mente, do corpo e da vida social e incentivar o desenvolvimento de uma geração de crianças e jovens que aprendem com mais autonomia e buscam uma melhor qualidade de vida.

A implantação do Programa na primeira etapa, a partir de junho/2008, contempla 10 unidades escolares e, na segunda etapa, a partir de agosto/2008, 32 unidades do Ensino Fundamental, através da convergência de ações intersetoriais entre as Secretarias Municipais parceiras, co-responsáveis pela realização do programa: Secretaria Municipal de Educação (Sme), Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania (Smec), Secretaria de Cultura (SMC), Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smadsh) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smades).