/

09 de Dezembro de 2010 08h00

Alterado horário da assinatura de convênio no MPE

09/12/2010

João Carlos Queiroz - Assessoria Secom Cuiabá

A reunião no Ministério Público Estadual, que aconteceria na Capital nesta quinta-feira (09-10), às 9h30m, para assinatura de convênio entre as Prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Setecs (Programa Minha Casa, Minha Vida), foi adiada para às 14h30m, informou ontem (08-12) o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular (Cuiabá), João Emanuel. Segundo ele, essa alteração ocorreu em função de ajustamentos  necessários, exigências imprescindíveis para o bom andamento do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

"Com este convênio que será assinado conjuntamente entre as Prefeituras de Cuiabá, VG e Governo do Estado, haverá um incremento notável no processo de distribuição de casas àqueles mais necessitados. A prioridade, como estabelece o documento que assinaremos, é para as famílias residentes em áreas de risco, ou seja, os ribeirinhos que enfrentam situações perigosas por ocasião de período chuvoso intenso, enchentes e desabamentos. O convênio estabelece diretrizes precisas a respeito, priorizando esse grupo". 

Ele explica que Cuiabá possui algumas diferenciais no setor, a exemplo de 27 microbacias hidrográficas. "Contabilizamos a existência de 1.726 metros quadrados de áreas de risco. Quantas famílias não se encontram alojadas aí? Então, é importante conceber instrumentos que dêem prioridade a essas pessoas, para evitarmos o pior. Desabamentos e enchentes  trazem danos materiais e fatalidades que costumam ocasionar traumas familiares. Isto, quando a família inteira não é dizimada pelas águas das enxurradas ou soterradas no desabamento do próprio imóvel que ocupam. Outras capitais enfocam dilemas semelhantes com muita assiduidade. Cuiabá e Mato Grosso não querem aguardar para que sejam as próximas figuras neste elenco de sinistros", explicou.