30 de Março de 2012 17h15

26ª edição da Corrida Bom Jesus de Cuiabá acontece no próximo domingo

30/03/2012

Euziany Teodoro - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá realiza, no próximo domingo, a “Corrida Bom Jesus de Cuiabá”, que tradicionalmente comemora o aniversário da capital, há 26 anos. O evento começará às 8h00 da manhã, com saída e chegada da Praça 08 de Abril (em frente ao restaurante Choppão).

A Corrida “Bom Jesus de Cuiabá”  tem 1900 competidores inscritos. Além de 31 cidades de Mato Grosso, outras 16 cidades brasileiras serão representadas por atletas dos estados de Goiás, Rondônia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

A largada será às 08h00 na Avenida Isaac Povoas, na altura da praça, seguindo em direção à Av. Tenente Cel. Duarte (Prainha). O roteiro seguirá pela Av. Rubens de Mendonça (CPA), retornando no contorno do Supermercado Comper, seguindo em direção à Av. Mato Grosso, Av. Presidente Marques, Av. Getúlio Vargas, retornando à Praça 8 de Abril. Completando 10 km de distância.

Para garantir a segurança dos competidores, pedestres e do trânsito em geral, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos vai disponibilizar todo o efetivo de agentes e fiscais para o controle das vias que compõem o percurso.

Corrida Bom Jesus de Cuiabá

Inicialmente denominada “Corrida 8 de Abril”, o evento foi criado na década de 80 para integrar as programações alusivas ao aniversário de Cuiabá, juntamente com outros eventos cívicos, culturais e de lazer. Até o ano de 1985, a corrida era disputada em percursos e distâncias diferentes.

No ano de 1986, através do Decreto 1426 de 03/04/86, a corrida passou a ser denominada “Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, integrando oficialmente o calendário de comemorações do aniversário de Cuiabá, sendo também oficializado o percurso, a idade dos atletas participantes, a distância á ser percorrida, as faixas-etárias e a premiação.

Premiação

Os vencedores de cada categoria, do 1º ao 5º lugar, receberão trofeu, medalha e dinheiro;

Para as 22 faixas etárias, masculino e feminino, serão entregues medalhas e brindes ao 1º e 2º colocado de cada faixa-etária;

Deficientes Físicos dos membros inferiores, cadeirantes e deficientes visuais receberão medalhas e brindes para 1º, 2º e 3º colocados.

Os idosos, nas categorias masculino e feminino, também receberão medalhas e brindes para 1º, 2º e 3º colocados.

Serão entregues medalhas de participação para os primeiros 800 atletas que concluírem o percurso.

Serão premiados com uma bicicleta os servidores Público Municipal de Cuiabá, masculino e feminino, melhor colocado na prova.

Haverá ainda sorteios de brindes para todos os  atletas participantes.

Dicas aos competidores

Atletas com deficiências:

Cadeirantes

O atleta que participar da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto ao peso, dimensões desde que seja uma cadeira de competição/esportiva, não sendo permitidas cadeiras de uso social (diário). É obrigatório o uso de capacete.

Deficiente visual

O atleta com comprovada limitação visual deverá participar da competição com um atleta guia, este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias, devendo estar unido ao atleta com deficiência por um cordão (que deverá ter 0,50m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada. O guia não poderá ficar a frente do atleta, o mesmo deverá manter-se sempre atrás ou ao lado.

Deficiente físico

O atleta com deficiência nos membros inferiores que comprovadamente dificultem seu caminhar ou correr ou que corram com próteses especiais, ou que utilizam bengalas, muletas, andador, etc.

Local de Colocação do CHIP

O Chip deverá ser afixado no cadarço do tênis. Não poderá ser colocado em outros pontos, tais como: braço, calção ou camisa, pois, se colocado nesses locais, impossibilita a leitura pelo tapete de identificação eletrônica, que fica em pontos estratégicos e fixados no chão.