/

07 de Junho de 2011 10h12

1ª Dama Norma Sueli e técnicos da UFMT analisam projeto de reciclagem do lixo

07/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

Cuiabá precisa implementar medidas eficazes no tocante ao descarte do lixo (coleta seletiva), fator que facilita o processo de reciclagem (ainda parcial) executado pelos catadores do Aterro Sanitário. Esse foi o tema da reunião ontem (06-06) à tarde no Salão Nobre do Palácio Alencastro, coordenada pela 1ª Dama doutora Norma Sueli de Caires Galindo, e cujos debates contaram com a participação do professor Paulo Modesto, da UFMT, considerado autoridade na área de engenharia sanitária, além de titulares das Pastas municipais (Seminfe, Meio Ambiente, Assistência Social) e representantes da Sanecap e Educação.

O professor Paulo Modesto fez uma exposição detalhada do que entende como problemática do lixo em cidades do porte de Cuiabá, enumerando medidas adotadas com sucesso em Londrina na área de reciclagem. Ele apresentou, com base nisso, um pré-projeto das incisões que podem ser feitas no sentido de se montar um programa para o aterro sanitário de Cuiabá e, na sequência, instituir a coleta seletiva de todo o lixo que chega diariamente no local.

Na opinião de Modesto, a educação ambiental é um dos elementos fundamentais para que o projeto de reciclagem se torne realidade eficiente na Capital mato-grossense, simultaneamente refletindo melhorias na vida dos profissionais lotados no aterro sanitário. É importante, conforme sugeriu, que cada secretaria monte uma estratégia de trabalho junto aos catadores, posteriormente unificando as ideias. O desenvolvimento de um programa de coleta seletiva junto às escolas também constou das sugestões de Paulo Modesto.

"Os municípios hoje têm prazos para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos. No operacional do sistema a ser implantado, é importante que todos os órgãos façam um esforço conjunto para a sensibilizar a comunidade. A Vigilância Sanitária e a Educação são pontos destacados neste trabalho, juntamente com a Secretaria de Turismo".

Ele mencionou uma enquete realizada há algum tempo pelo Ministério do Turismo em algumas cidades brasileiras, segundo a qual os turistas se preocupam muito com a destinação dos resíduos sólidos. "Em função disso, existem recursos disponibilizados para cidades com esse perfil. Daí que acho extremamente providencial criarmos um Fórum Permanente para discutir propostas uniformes acerca da questão. Cuiabá coleta diariamente quase 500 toneladas de lixo, e o agravante é que possui deficiências de estrutura urbana. Outro detalhe: 7% do lixo produzido não é coletado".

Ao final da reunião, foi criada uma agenda para a continuidade das discussões sobre a operacionalização das propostas, no Palácio Alencastro. O professor sugeriu que as reuniões futuras contem com a presença dos mentores dos programas de reciclagem desenvolvidos em várias cidades brasileiras, para que exponham suas experiências e sugestões dos módulos mais práticos que podem ser adotados
em Cuiabá. Pois cada cidade implantou um sistema diferenciado, explicou, "que funcionam bem".  Para que Cuiabá se insira aí, com sucesso, voltou a frisar, "é preciso promover uma campanha de conscientização da coleta seletiva junto à população. Sem isto, fica praticamente inviável sequenciar avanços nesta proposta".