/

04 de Maio de 2011 09h00

1º de Maio Unificado movimenta Cuiabá e MT

04/05/2011

SECOM/MT

 

Organizado pelas centrais sindicais Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e Nova Central Sindical dos Trabalhadores, o projeto 1º de Maio Unificado, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, movimentou a Capital mato-grossense, na Acrimat. Como nos anos anteriores, trabalhadores e lideranças sindicais se reuniram durante horas para apresentar projetos em benefício da categoria.

 

Um dos pontos levantados em 2011 foi a menor carga horária de trabalho, sem que isto implique em redução salarial, somando-se a outros itens como luta pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias e salário mínimo. Os trabalhadores também reivindicam condições decentes para o exercício das funções profissionais, igualdade entre homens e mulheres, valorização do serviço público e do servidor público.

 

Ainda entrou na pauta de reivindicações a questão da educação, qualificação profissional, redução da taxa de juros e reforma agrária.

 

O evento foi aberto gratuitamente ao público, que pôde inclusive participar de sorteio igualmente gratuito, via convites distribuídos em Cuiabá e Várzea Grande, nos sindicatos e em pontos diversos, de um carro popular e três motocicletas zero km. Segundo os organizadores, há uma previsão de participação de cerca de 50 a 70 mil pessoas, sobretudo de trabalhadores e seus familiares.

 

Neste ano, as bandeiras de luta do 1º de maio serão a redução da jornada sem redução de salários; luta pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; valorização do salário mínimo; trabalho decente; igualdade entre homens e mulheres; valorização do serviço público e do servidor público; reforma agrária; educação e qualificação profissional e redução da taxa de juros. Foram ofertados no evento alguns serviços públicos, a exemplo de confecção de documentos, inscrições para casas populares, orientações na área de saúde, etc, além de apresentações de artistas locais e regionais.