/

31 de Março de 2011 18h00

1ª Dama de Cuiabá participa do 'Março Sempre Mulher'

31/03/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Acompanhada do Secretário do SMDU - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sílvio Fidelis, a 1ª Dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, participou hoje (31-03), às 16 horas, no Cine Teatro Cuiabá, da solenidade de encerramento do Projeto 'Março Sempre Mulher', presidida pela superintendente Estadual de Políticas Públicas das Mulheres, Ana Emília Sotero. 

A superintendente ressaltou o apoio recebido da 1ª Dama cuiabana no desenvolvimento das atividades previstas no programa. "Agradeço a todas aquelas que fizeram este mês ser mais iluminado. Doutora Norma Sueli Galindo e o professor Sílvio Fidelis nos auxiliaram bastante, atendendo prontamente as reivindicações encaminhadas à Municipalidade. Muito obrigado! Apoios do tipo são importantes, e sem dúvida tornam-se marco progressivo entre os avanços protagonizados pelas mulheres", frisou. 
 
Ana Emília Sotero também comemorou a participação das reeducandas do Presídio Feminino Ana Maria do Couto nesse evento. "São meninas fantásticas, queridas, que nos incentivam a ir mais avante com essa luta tão aguerrida. As mulheres querem ser mais valorizadas, respeitadas, jamais inferiorizadas perante os homens. Não aceitam mais o rótulo de que são símbolos sexuais, pois existe o companheirismo e a dedicação ao lar. Valorização que passa ao largo do reconhecimento de muitos, infelizmente. Mas já avançamos, e a tendência é de que possamos banir a discriminação e outros diferenciais que tentam impor à mulher eterna condição submissa perante os homens". 
 
O professor Sílvio Fidelis, Secretário do SMDU, afirmou que os homens se encontram há anos em eterno aprendizado do muito que as mulheres têm a ensinar. "O potencial feminino é inesgotável e interessante sob todos os aspectos. A ala masculina, hoje em dia, já respeita bastante a feminina, o que não acontecia num passado recente. Aos poucos, os mais relutantes admitem que a discriminação à mulher é barreira inútil e mesquinha, incapaz de construir algo positivo para a Humanidade. Os mais lúcidos, e consequentemente mais justos, lamentam inclusive a grande perda de tempo que o mundo sofreu ao tentar perpetuar uma inferioridade feminina, algo totalmente inexistente, na prática. A mulher, idêntica ao homem, tem seu valor, seu brilho pessoal e sua capacidade ilimitada de criar e repassar seus conhecimentos". 
 
Para a 1ª Dama Norma Sueli, o mundo atual respira justiça progressiva ao muito que a mulher representa em cada segmento, seja no campo profissional e privado. Ela citou que a mulher ainda necessita de mais espaço em áreas distintas, ainda que as conquistas sejam consideradas além da expectativa, em termos dessa evolução. "Torna-se necessário que o respeito à mulher se concretize no dia a dia, a começar do lar, onde sofre humilhações e agressões. Projetos do tipo (Sempre Mulher) assinalam a vontade expressa de que isso mude pra valer, não somente na teoria. E Cuiabá e outros municípios mato-grossenses saíram na frente para fazer valer os direitos violados da mulher. É questão de tempo para que esta mudança se consolide de vez". 
 
Foi apresentado na cerimônia um vídeo que retrata parte dos anseios e das frustrações da mulher, com depoimentos de vítimas de agressões e orientação das autoridades judiciais e de entidades representativas da categoria (a exemplo da Casa de Amparo à Mulher, da Prefeitura de Cuiabá, e Sala Mulher, na ALMT). "Nossa luta apenas começou, minhas guerreiras. Vamos em frente", conclamou a doutora Ana Emília Sotero.