15 de Junho de 2011 16h35

1ª Dama de Cuiabá e do Estado discutem parcerias

15/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

Por mais de duas horas, as 1ª Damas de Cuiabá, Norma Su eli de Caires Galindo, e do Estado, Roseli Barbosa (titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), discutiram hoje (15-06) cedo, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a ampliação das parcerias existentes entre Município e Estado.

Ambas externaram preocupação no tocante à estrutura social que a Capital precisa dispor em segmentos diversos, medidas que devem ser adotadas urgentemente para evitar maiores problemas. Roseli Barbosa e Norma Sueli Galindo temem que Cuiabá possa a vir ser impactada gravemente com o fluxo migratório provocado pelo advento da Copa do Mundo. "É uma realidade em formação no dia a dia. Muita gente está vindo pra cá", observou a 1ª Dama. Sugeriu-se o agendamento de uma audiência com o presidente da Agecopa para apresentar um projeto social capaz de consolidar uma rede de proteção uniforme.

Essa reunião contou ainda com as pre senças do secretário Mário Lúcio Guimarães (Assistência Social e Desenvolvimento Humanol) e assessores técnicos do Município e Estado. Assistentes sociais e pedagogos também se integraram à discussão, expondo sugestões que entendem ser capazes de minimizar os problemas sociais de Cuiabá em segmentos diversos.

"Vim aqui na condição de Ouvidora não oficial, simples voluntária, a fim de conhecer melhor a secretaria e poder auxiliar", explicou a 1ª Dama Norma Sueli na Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Políticas Sociais, onde a reunião teve início. Ela discorreu sobre as etapas do Projeto Valorizando Vidas, em face de implantação no Aterro Sanitário da Capital e com ramificações possíveis de ser estendidas a outros polos do Município. "Envolvemos várias secretarias em torno desse projeto. O objetivo é unir forças em torno de uma meta comum: estender benefícios à comunidade. Principalmente aos trabalhadores carentes. É o caso dos cooperados do aterro".

Para que a maioria dos objetivos seja alcançada é preciso buscar alternativas, sublinhou Norma Sueli. "Isso porque as necessidades de trabalharmos de forma uniforme e eficiente são emergenciais. Unir esforços entre Município, Estado e governo federal é imprescindível e praticamente uma garantia prévia de sucesso. Existe a vontade de que as coisas aconteçam da melhor forma possível".

O secretário Mário Lúcio agradeceu a visita das 1ª Damas à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, além de sugerir mudanças estratégicas para melhor agilização dos projetos que a Pasta possui. Colocou-se à disposição para colaborar no que for possível no campo social, missão que o prefeito Chico Galindo lhe delegou. "Temos vários heróis aqui que desenvolvem um trabalho importante no Município e é fundamental estender apoio às suas propostas".