Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Pioneirismo

30 de Janeiro de 2015 14h55

Residência Inclusiva garante acessibilidade de deficientes físicos

30/01/2015

DANI CUNHA

Michel Alvim

Arquivo

Unir forças e focar em resultados que beneficiem aqueles que mais precisam. Essa foi a definição do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, ao inaugurar, juntamente com a primeira-dama, Virgínia Mendes, nesta sexta-feira (30), a Residência Inclusiva, no Instituto dos Cegos, na capital. A unidade, a primeira no Estado de Mato Grosso, oferta serviço de acolhimento institucional voltado para a proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

Dez pessoas serão atendidas na Residência, que é adaptada com estrutura física adequada e localizada em área residencial. No local haverão equipes especializadas e com metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

A Residência Inclusiva é destinada a jovens e adultos em situação de dependência, que não disponham de condições de autosustentabilidade ou retaguarda familiar e que estejam em processo de desisnstitucionalização de instituições de longa permanência.

Pessoas como Orineu Santana, de 19 anos, que morava com a família no bairro São Matheus, em Várzea Grande, e pegava quatro ônibus para fazer suas atividades diárias. Por conta de sua deficiência visual, o trajeto com transporte coletivo e a longa distância dificultavam o desenvolvimento e continuidade dos cursos que sempre quis fazer. Agora, com a Residência Inclusiva ele possui um lugar para ficar, facilitando o acesso aos estudos. “Agora fica mais fácil fazer minhas coisas. Terminei o ensino médio e vou começar a faculdade na área de computação e tem também os treinos de futsal que eu faço e é tudo aqui em Cuiabá. Isso tudo é muito importante pra gente”, contou.

Para o presidente do Instituto dos Cegos, Marcino Oliveira, essa é uma grande ação não só para a instituição, mas também para Cuiabá, pois garantirá o acesso dos deficientes. “As pessoas com deficiência precisam dessa oportunidade e aqui é uma Casa de oportunidades, daqui a pessoa sai capacitada para a sociedade. Agradecemos o prefeito Mauro Mendes, a nossa primeira-dama Virginia e a secretário Zé Rodrigues por mais esse ato de inclusão”, disse ao entregar a cada um deles uma placa em reconhecimento aos trabalhos prestados.

Com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, numa parceria que resultou na Residência de Inclusão, o secretário de Assistência Social, José Rodrigues explicou que ao todo serão atendidas dez pessoas com custo de R$ 20 mil por mês. “Estamos felizes por oportunizar mais esse serviço para as pessoas com deficiência. Um serviço pioneiro e preocupado com a acessibilidade. Eles precisam desse olhar e a nossa vontade continua para caminharmos juntos”.

De acordo com Mauro Mendes, essa é mais uma atividade na área de assistência social que vem da responsabilidade que o poder público tem com a sociedade para melhorar a qualidade de vida e atendimento a esse público que precisa se qualificar e inserir no mercado de trabalho. “Temos o dever de prestar esse serviço. Essa é uma forma de cooperar para que pessoas com deficiência tenham uma forma digna de seguir no seu dia a dia. Fazer inclusão de políticas públicas para deficientes é um grande desafio e precisa de uma atenção especial e essa ação é um dos resultados dessa atenção”.

Estiveram presentes na inauguração a secretária adjunta de Assistência Social do Estado, Marilê Cordeiro Ferreira, os secretários municipais de Educação, Gilberto Figueiredo, de Saúde, Ary Soares, de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, o secretário adjunto de Governo e Comunicação, João Batista, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio de Souza Amaral, representantes dos Conselhos de Assistência Social e da Pestalozzi e vereadores de Cuiabá.