Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CUIDADO E HUMANIZAÇÃO

28 de Abril de 2017 12h00

Primeira-dama visita Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e garante apoio ao projeto “Feliz eu Sou”

28/04/2017

DA REDAÇÃO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Kuhn Pinheiro, visitou o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá na tarde dessa quinta-feira (27) e garantiu apoio e fomento ao Projeto de revitalização da horta do Abrigo, por meio do projeto “Feliz eu sou”. Com slogan “Produzindo alimentos”, a ação visa, além da produção de alimentos para o consumo dos idosos, a terapia exercida pelo contato com as plantas e com a terra.

Em roda de conversa, a primeira-dama, acompanhada pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico - SMTRADE, Ivone Souza, dialogou com a presidente Cleide Miranda de Oliveira, com participantes e diretoria da Casa da amizade – Associação das Senhoras de Rotarianos – ASR, voluntários da Defesa Civil Municipal e demais voluntários, sobre as ações necessárias para o reativação da horta.

Agradecendo o apoio da primeira-dama, a presidente que é voluntária do Abrigo há mais de 38 anos, explicou que o projeto tem a missão de revitalizar a horta-, que foi implantada em 2015 na instituição, mas por diversos entraves só prosperou durante o primeiro ciclo de produção e, em meados de 2016 foi extinta. Ela pontua ainda, que o resultado desse trabalho na vida dos idosos é motivador.

“Durante o período em que a horta esteve ativa, vocês não podem imaginar a alegria de cada idoso ao ter o contato com as verduras, com a terra. Enfim, é como se eles pudessem voltar a um tempo que lhes traz lembranças agradáveis e felizes. Por isso estamos tão empenhados para trazer de volta essa ação, que colocará em prática a terapia ocupacional, além dos alimentos que servirão de reforço para a rotina alimentar deles”, frisou a presidente Cleide Miranda.

Incumbido pela secretária de Trabalho para dar viabilidade na ação, o engenheiro Agrônomo e servidor municipal, Reginaldo Fonseca Lemos, explicou que o objetivo específico da horta, é trazer de volta esse sentimento com o aumento da autoestima, o trabalho cooperativo e, além dos alimentos comuns, produzir plantas medicinais que serão usadas no preparo de chás de uso cotidiano dos idosos. Ele também pontuou que as ações já foram iniciadas por voluntários da Defesa Civil e Rotary Club, com a limpeza do local e a preparação inicial dos canteiros. Todavia, observou que faltará um trabalhador para se dedicar integralmente na lida com a horta.

Encantada com o projeto, Márcia parabenizou a todos os envolvidos frisando que o Abrigo Bom Jesus pode contar com seu apoio, bem como o da gestão que preza pela humanização e pela dignidade da pessoa. “O trabalho que vocês estão realizando além de lindo, é um resgate da dignidade desses idosos. Nosso compromisso é com essa humanização e com iniciativas que garantam essa premissa aos cuiabanos. Podem contar conosco no projeto como um todo, pois estaremos juntos deste a cedência desse servidor para cuidar da horta a outros cuidados e projetos do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Nossa gestão existe pelas pessoas e é delas que vamos cuidar ao longo desses quatro anos de mandato”, frisou Márcia Pinheiro.

Já adjunta Ivone Souza, também garantiu empenho da SMTRADE para atuar não apenas no trato com as hortaliças, mas no que for necessário para uma posterior destinação dos alimentos que nao forem usados no consumo dos idosos, no intuito de gerar renda para o Abrigo.