Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Maio de 2013 17h27

Prefeitura de Cuiabá participa de encontro sobre geração de emprego e renda

09/05/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá participa das discussões do plano “Inclusão Produtiva Urbana”, que pretende capacitar pessoas que vivem em situação de extrema pobreza (renda abaixo de R$ 70 ao mês) para que elas tenham oportunidades de emprego e renda. Atualmente, 16,2 milhões de brasileiros vivem em situação de extrema pobreza.

Ontem e hoje (8 e 9) estiveram reunidos em Campinas (SP) especialistas sobre o assunto do meio acadêmico e representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal de todo o Brasil, com o objetivo de trocar experiências, demonstrar resultados e apontar os desafios.

Outro eixo do plano é incluir famílias em programas de transferência de renda e oferecer a elas acesso aos serviços públicos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das ferramentas da inclusão produtiva urbana, tendo o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

“Em Cuiabá, para o exercício de 2013, serão mais de 13 mil pessoas qualificadas para o mundo do trabalho, tendo de maneira concreta a oportunidade de elevação da renda, uma verdadeira mudança da sua realidade econômica”, afirmou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Júnior, que participa do encontro em Campinas.

Inclusão – A “Inclusão Produtiva Urbana” articula ações e programas que favorecem a inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária. Reúne iniciativas de oferta de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra, de apoio a microempreendedores e a cooperativas de economia solidária. O principal objetivo é que os beneficiários tenham carteira de trabalho e previdência assinada.

O plano “Inclusão Produtiva Urbana” discute outros temas importantes, como: 

  • Enfoque multidimensional da pobreza;
  • Intersetorialidade e acesso a serviços públicos, como requisitos para inclusão produtiva;
  • Programa de promoção do acesso ao mundo do trabalho;
  • Papel do microcrédito e das microfinanças na inclusão produtiva dos extremamente pobres.