Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

14 de Março de 2013 10h20

Mulheres que se destacarem terão apoio da prefeitura para abrir seus próprios negócios

14/03/2013

Renata Neves

As 100 mulheres que obtiverem melhor desempenho nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vão receber o apoio da Prefeitura de Cuiabá para a obtenção de financiamento para abertura de seus próprios negócios.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico vai orientar e auxiliar as beneficiadas no levantamento de toda documentação necessária para os financiamentos, que poderão ser contraídos junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Banco da Amazônia (Basa).

Além do financiamento, as 100 mulheres que se destacarem também receberão treinamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre como se tornar empreendedoras.

A aula inaugural do Pronatec foi realizada ontem (13), no Sesi Park, e contou com a presença do prefeito Mauro Mendes, da primeira-dama, Virgínia Mendes, além de secretários municipais e vereadores. As primeiras 500 vagas foram destinadas a mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Maria Lúcia Multinho de Souza, que está inscrita no curso de salgadeira, comemorou a oportunidade. “Fiquei muito feliz quando o prefeito Mauro Mendes anunciou essa premiação. Vou me empenhar ao máximo para estar entre as primeiras, porque tenho o sonho de abrir meu próprio negócio”.

Para Luciamara Soares de Farias e Maria Helena da Cunha, que estão desempregadas e farão o curso de auxiliar administrativo, o Pronatec é a oportunidade que procuravam. “Além de muito bons, os cursos são gratuitos. Tenho certeza de que, após concluir o curso, encontrarei um emprego com mais facilidade”, disse Lucimara.

Os cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Pronatec são: auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira, cuidador de idosos, manicure e pedicure, operador de caixa, operador de computador, salgadeira, costureira e inglês básico. 

Desenvolvido em parceria com o Governo Federal, o Pronatec é uma das iniciativas do Programa Brasil sem Miséria. Em Cuiabá, serão disponibilizadas 12.560 vagas para o programa somente este ano.

Além das primeiras 500 vagas destinadas a mulheres, outras 500 serão ofertadas a trabalhadores retirados de condições análogas à escravidão. As demais serão disponibilizadas ao público em geral. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e estar cadastrado no Cadastro Único.

Para mais informações: 3645-6812