Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Agosto de 2013 16h53

Mais de 200 adolescentes já foram beneficiados pelo projeto "Me Encontrei"

16/08/2013

Renata Neves

Duzentos e trinta e sete adolescentes com idades de 14 a 17 anos já foram beneficiados pelo projeto “Me Encontrei”, que tem como objetivo combater as piores formas de trabalho infantil e fomentar ações que promovam a inclusão produtiva de jovens na sociedade, através da valorização do ensino básico e da qualificação profissional.  Os resultados da primeira etapa do projeto foram apresentados nesta quinta-feira (15), no auditório do Sesi Park.

O projeto “Me Encontrei” é desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT), o Sistema Fiemt, Sesi, Senac, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Secretaria de Estado de Educação.

Os adolescentes atendidos pelo projeto participam de cursos de profissionalização e qualificação, além de aulas de reforço nas áreas de Linguagem, Matemática, Relacionamento intra e interpessoal, entre outras disciplinas.

Entre os benefícios gerados aos participantes, estão a facilitação do acesso ao mercado de trabalho, a melhoria no processo de aprendizagem, a ampliação de suas competências para o exercício da cidadania, o acesso à cultura e a continuidade dos estudos.

“Através desse projeto nós conseguimos retirar as crianças da situação de trabalho infantil e encaminhá-las para novas oportunidades”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues da Rocha Júnior.

O “Me Encontrei” prevê ainda acompanhamento sócio-assistencial e psicossocial dos adolescentes e execução de ações de prevenção e orientação às famílias e à sociedade sobre o combate às piores formas do trabalho infantil.

Números – Do total de adolescentes atendidos, 62 foram retirados do trabalho infantil e 175 se encontram em situação de vulnerabilidade. No total, cerca de 500 crianças e adolescentes das famílias dos beneficiários são impactadas diretamente pelo programa.

Investimentos - A Prefeitura de Cuiabá é responsável por cadastrar os adolescentes que podem participar do projeto e acompanhá-los durante sua execução.  O trabalho, realizado até o momento com investimentos da OIT, passará a ser desenvolvido com recursos próprios do Município.

“Os recursos para o projeto já estão previstos no orçamento da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá. Com isso, iremos potencializar os resultados alcançados e a inserção de jovens no projeto. Atualmente, há 400 na fila aguardando para participar”, afirmou José Rodrigues da Rocha Júnior.

Homenagem – Após a apresentação dos resultados, representantes de 38 empresas parceiras foram homenageados com a entrega de uma honraria.

Além de fazerem parte de uma ação integrada pioneira no país, as empresas que participam do projeto praticam responsabilidade social e promovem a melhoria do profissional para atuar no mercado de trabalho.

“A participação dos empresários é de suma importância para garantir a inclusão dos jovens no mercado de trabalho”, ressaltou o titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Valdiney Antônio de Arruda.

Nova parceria – A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico irá auxiliar na execução do projeto. As ações serão desenvolvidas por meio do programa Cidadão 100%, que tem como objetivo retirar comerciantes e empresários da informalidade e levá-las para a formalidade.

“A melhoria das condições das famílias refletem diretamente nos jovens. Dessa forma, daremos a nossa contribuição para a erradicação do trabalho infantil”, declarou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade.