Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Terceira edição

26 de Novembro de 2015 15h11

Idosos disputam "Olimpíadas da Melhor Idade" em Cuiabá

26/11/2015

KARINE MIRANDA

Divulgação

Mais de 150 idosos atendidos pelo Centro de Convivência de Idosos “Maria Ignês” participaram nesta quinta-feira (26) da abertura da terceira edição das "Olimpíadas da Melhor Idade". O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

A abertura oficial dos jogos aconteceu com o acendimento da tocha olímpica e a apresentação das três delegações de atletas que vão competir entre si: "Mico Leão Dourado", "Guerreiros" e "Tuiuiú". A banda da Polícia Militar também participou do evento tocando o hino nacional, seguido de um grupo musical, que animou a festa com muito choro e seresta.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, a realização das olimpíadas já é tradicional entre os idosos, que esperam ansiosamente pelos jogos organizados com o objetivo de integrá-los e garantir a convivência sadia das pessoas da melhor idade.

“Em 2013, realizamos as olimpíadas integradas com todos os idosos dos centros de conivência e percebemos como eles ficaram felizes e mais dispostos para realizar as outras atividades que oferecemos. Então, resolvemos realizar mais esta edição que, somente pela animação dos idosos, já podemos garantir que é um sucesso”, afirmou.

Os atletas da terceira idade irão disputar jogos em modalidades como sinuca, dominó, xadrez, natação, corrida com bastão, entre outras. Ao todo, serão 20 atletas de cada delegação disputando os jogos durante a manhã de sexta-feira (27).

“É um momento diferente para eles, em que praticam esportes adaptados para a qualidade de vida. Muitos deles não tiveram a oportunidade de poder brincar e se divertir quando jovens, porque já trabalhavam, e agora vão poder aproveitar e voltar a serem crianças”, diz a coordenadora do CCI, Lucijane Bernardes.

Para Valter Gomes de Moraes, 68 anos, as olimpíadas é uma excelente iniciativa da prefeitura para que os idosos que não têm muitas oportunidades se mantenham ativos fisicamente e socialmente. Inclusive, ele garante que vem treinando com afinco para disputar todas as modalidades esportivas.

“Essas atividades oferecidas aqui no centro de convivência são as únicas oportunidades que temos de aproveitar o nosso tempo. Fico muito feliz em ver que a prefeitura tem feito a sua parte e está executando uma política para nós, idosos”, afirma.

Etelvina Canavarros, 75 anos, também não via a hora de os jogos começarem. Ela compõe a torcida organizada da equipe “Guerreiros” e garante que já está preparada para incentivar a equipe à vitória.

“Estou com problemas no meu joelho e não posso competir. Então, vim aqui prestigiar e torcer pela minha equipe que convive comigo diariamente aqui no centro e tem se esforçado para participar de todos os jogos. Porque nós sabemos que isso aqui é a oportunidade que nós não temos lá fora. Muitos não têm condições de fazer nada, seja por falta de quem leve e busque, ou falta de dinheiro”, diz.

O encerramento das olimpíadas acontece no final da manhã da manhã de sexta-feira (27), quando haverá a entrega de troféus para as equipes melhores colocadas e o tradicional baile para comemorar a realização do evento.

 

Confira fotos do evento clicando AQUI