Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Outubro de 2012 11h53

300 idosos participam de mobilização na Praça Alencastro

01/10/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Cerca de 300 pessoas participaram na manhã de hoje (1º/10) da celebração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, realizado na Praça Alencastro, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa (COMDIPI) e da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).  Além de serviços na área de saúde e de orientação ofertados à população, o público presente pode conferir uma série de atividades culturais. Todos os presentes ainda receberam uma camiseta da Semana da Pessoa Idosa.
 

A ação finaliza uma semana inteira dedicada ao debate e reflexões sobre os direitos conquistados e realmente executados com destinação a pessoa idosa. Saúde, educação, cultural, lazer, assistência social, foram alguns dos temas debatidos. 

“Acho muito bom que existe essa preocupação com a nossa qualidade de vida. Já trabalhamos muito para o desenvolvimento e não podemos ficar encostados, esquecidos. Somos cidadãos”. A fala é do senhor José Camilo, 73 anos. Frequentador assíduo do Centro de Convivência de Idosos Aidee Ferreira pontua que a disponibilidade gratuita de ginástica, de práticas que colaboram contra o isolamento social e físico, é de grande importância. “Melhora a vida da gente”. 

Disponíveis em 86 unidades de saúde do município de Cuiabá, a carteira da pessoa idosa também foi distribuída para a população durante o evento. “É bom que tenha em mãos e que saibam que todo o histórico médico pode ser descrito nesse documento”, pontua a socióloga e gerontóloga da rede municipal Alice Magalhães. 

Um dos temas abordados durante a manhã de hoje trata-se da violência contra a pessoa idosa, que foi abordada com a realização de uma peça teatral. Os direitos garantidos, os deveres de familiares, assim como os direitos à saúde e acompanhamento em caso de internação para aqueles com mais de 65 anos. 

“Durante essa semana potencializamos o acesso da pessoa idosa a informações que irão possibilitar a elas que exijam mais, que cobrem mais seus direitos”, cita a presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa, Iva Ferreira. 

Visita Especial  

Durante as comemorações, um grupo composto por doze pessoas idosas que permanecem abrigadas em uma instituição de longa permanência (Abrigo Bom Jesus de Cuiabá). “Adoram participar de atividades recreativas, que promovem a integração”, explica a assistente social da unidade, Leila Fortes. Todos receberam edições atualizadas do Estatuto do Idoso e se mostraram interessados e curiosos sobre a programação. 

Assistência Social 

A Secretaria de Assistência Social diariamente, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social e dos Centros de Convivência de Idosos oferta palestras, aulas de alfabetização, atividades recreativas, passeios, ações de promoção de saúde de combate ao isolamento dessas pessoas.  “Diariamente atendemos mais de 400 pessoas contabilizados nossos quatro Centros de Convivência”, explica a coordenadora de Proteção Social Básica, Ariane Baena. 

Por meio dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) realiza o trabalho de acompanhamento de encaminhamento dos casos envolvendo denúncias de maus tratos e negligência com pessoas idosas. Hoje, a estimativa do Censo 2010 (IBGE) é a de que residam na área urbana e rural da capital do Estado cerca de 48 mil pessoas com faixa etária acima de 60 anos.