Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Maio de 2012 11h57

Valorizando Vidas: Rede de serviços e proteção estará a disposição da população do Sucuri

24/05/2012

Patricia Neves - Secom Cuiabá (65) 3645-6810

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) prepara uma série de atividades para a próxima edição do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, que tem como tema a família, e será realizado no distrito do Sucuri, a partir das 8 horas do próximo sábado (26-05).

O Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro envolve uma série de ações, nas mais distintas áreas, e tem como idealizadora a primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.  A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá possibilita aos moradores de distintas regiões da cidade o acesso fácil e organizado a uma série de serviços.

Entre as ações desenvolvidas durante o programa, estão o cadastro para o programa de transferência de renda Bolsa Família, corte de cabelo, orientações sobre a rede de assistência e proteção por meio dos profissionais que atuam nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Também serão realizadas orientações sobre as vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são alguns dos serviços disponibilizados. Só para o primeiro semestre de 2012 são 1.381 vagas disponíveis em 31 cursos por meio de parceria com o Senai e Senac-Escola de Construção.

Para socialização com a comunidade, a SMASDH irá levar para a região apresentações culturais dos grupos de idosos atendidos nos Centros de Convivência de Idosos (CCI´s) e das crianças e adolescentes que participam das atividades do Projovem, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e Siminina.

No sábado também será realizado o desfile do projeto ‘Beleza na Praça’ - ação  organizada pela SMASDH  que atua nos eixos cultural e de promoção e valorização dos moradores da comunidade. Há duas semanas, 10 mulheres das comunidade vivenciam uma série de novas experiências em diversas atividades, como palestras, oficinas de moda e maquiagem.