Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

31 de Outubro de 2013 10h16

Trabalhos do Núcleo Regional são avaliados por representante do governo federal

31/10/2013

Carol Sanford

Os trabalhos do Núcleo Regional de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Baixada Cuiabana foram avaliados na quinta-feira (30) pelo assessor de projetos especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laurêncio João Korbes, ligado aos ODM, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

“Pude ver que estão realizando um trabalho consistente, bem estruturado e com foco na constituição dos núcleos municipais, que visam fortalecer ainda mais o vínculo entre os três setores que mais podem contribuir para o desenvolvimento dos ODM”, destacou Laurêncio.

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na região.

“A boa avaliação do secretário nos motiva ainda mais a perseguir os objetivos, pois nos mostra que estamos no caminho certo. Estamos aprendendo muito com as reuniões e exemplos de todos os membros, o que nos faz pensar em políticas públicas diferentes que tragam melhorias na execução das ações e otimização dos recursos”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, que é o secretário-executivo no núcleo regional.

As próximas reuniões do núcleo serão no dia 14 de novembro, em Acorizal, e no dia 5 de dezembro, em Livramento. As reuniões do núcleo estadual serão realizadas nos dias 31 de outubro, em Cáceres, e 1º de novembro, em Sinop.

Os municípios que compõem o Núcleo Regional são: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Dom Aquino, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Poxoréo, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa e Várzea Grande.

ODM

Em 2000, a Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM (que no Brasil são chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo), que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos ODM na região.

São Objetivos do Milênio: Acabar com a pobreza, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combate à Aids, à malária e a outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e finalmente Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Saiba mais em: http://www.odmbrasil.gov.br/o-brasil-e-os-odm.