/

21 de Janeiro de 2014 16h30

Técnicos e monitores do Projeto Siminina participam de ciclo de palestras

21/01/2014

Evelyn Ribeiro

Atendendo a uma solicitação da primeira-dama, Virgínia Mendes, o projeto Siminina está passando por mudanças na estrutura física e de pessoal, que envolvem a capacitação dos atuantes no projeto e também reforma, adequação e manutenção dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as crianças desenvolvem atividades de recreação.

Para complementar as ações, 16 técnicos e 16 monitores que atuam nas unidades participam esta semana na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de uma série de palestras e treinamentos que visam capacitá-los para melhor atender as meninas de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade.

Nesta terça-feira (21), o tema da palestra foi “Reordenamento”, ministrada pelo secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues. Segundo ele, além dos recursos financeiros utilizados para as reformas e manutenção do projeto adquiridos por meio de parcerias com o governo federal, a grande preocupação está relacionada a dedicação dos funcionários.

“Este processo é necessário, porque eles [monitores] lidam diretamente com crianças que vivenciam traumas e situações inesperadas dentro de casa. O nosso papel será melhor atender estas crianças, disponibilizando um espaço adequado e preparando as pessoas para que façam um bom trabalho”, afirmou o secretário.

No ano passado 700 crianças foram atendidas no Programa Siminina e a previsão é que cerca de 1.500 crianças participem do projeto em 2014. As meninas atendidas também contam com quatro professores de educação física, dois de artes, além dos profissionais que as acompanham no projeto “Teatro e Dança na Comunidade”.

Conforme uma das coordenadoras do Siminina, Rosamaria Carvalho, este ano apenas meninas serão atendidas nas unidades. “Conversamos bastantes com as mães no ano passado e decidimos que seria melhor. Os meninos também devem ser atendidos, porém inseridos em outros projetos”, disse.

Para a técnica do CRAS Dante de Oliveira, Maria Luiza, as alterações no projeto Siminina surgiram no momento certo. “Era uma mudança esperada por todos nós e o resultado esperado é fortalecimento de vínculos tanto entre as crianças, as famílias e as equipes de atendimento da Secretaria”, concluiu a técnica.

INSCRIÇÕES: As inscrições do Projeto Siminina para este ano podem ser efetuadas até o dia 31 de janeiro das 8h às 17h, nas unidades dos CRAS, localizadas nos bairros Pedra 90, Tijucal, Jardim Imperial, Getúlio Vargas e Dr. Fábio.

Para participar é necessário estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As atividades do projeto serão iniciadas no dia 3 de fevereiro.