Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Abril de 2012 14h39

SMASDH planeja ações para Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

24/04/2012

Patrícia Neves


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) trabalha na elaboração de uma série de ações para serem desenvolvidas no dia 18 de maio, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituído no Brasil desde 2000.

O coordenador de Proteção Social Especial da SMASDH, Edilson Proença, cita que a ideia é a de realizar uma grande ação durante a semana que antecede a data. Atos que promovam a discussão sobre o tema e que possibilitem a reflexão quanto à questão para que contribuam na formalização de denúncias, além de uma série de medidas preventivas serão realizadas.

Ele cita ainda que as atividades já integram o calendário programático da SMASDH, que possui projetos sociais como o Siminina (destinado ao atendimento de garotas de 6 a 14 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social). O projeto atende a 1,5 mil crianças em 17 pontos com oficinas de letramento, práticas culturais e desportivas e apresenta excelentes resultados com o índice zero de gravidez precoce e percentual ínfimo de reprovação escolar das participantes. 

No decorrer da semana, diz Edilson, serão realizadas palestras sobre o tema destinadas a sociedade, além de mutirões de serviços (com corte de cabelo, cadastro a programas de transferência de renda, oficinas profissionalizantes) para a população em situação de rua e que esteja sendo atendida nas casa de abrigamento (Albergue Manoel Miraglia, Centro de Triagem, Casa de Retaguarda, Missão Atalaia de Jesus) administradas pela SMASDH.  A programação também prevê panfletagem em diversos pontos da capital e palestras.