Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Dezembro de 2012 11h23

Simininas participam de caminhada pelo fim da violência contra mulheres

07/12/2012

Patricia Neves (65) 3645-6810


Neste sábado, dia 8 de dezembro, 75 meninas atendidas pelo Programa Siminina, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, participarão de uma grande caminhada de sensibilização contra atos de violência. O evento contará também com a participação das coordenadoras e monitoras do programa. A atividade terá concentração na Praça Alencastro, a partir das 8h.

Além da caminhada, as meninas irão apresentar duas composições ‘Moreninha Cuiabana’ e ‘Cuiabá Muito Prazer’.

Além de participar ativamente para o fortalecimento de vínculos familiares por meio das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e da Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência, a Secretaria de Assistência Social fomenta a participação de campanhas preventivas de sensibilização do problema e servidores da pasta também estarão presentes a atividade. 

Conforme explica a coordenadora do Programa, Doris Aparecida, a participação das Simininas (moradoras dos bairros Três Barras e Jardim Presidente II) tem o objetivo de potencializar a reflexão e a discussão sobre a temática. As meninas atendidas pelo Programa realizado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, em parceria com a iniciativa privada, presta atendimento a meninas na faixa etária de 7 a 14 anos. 

A caminhada integra a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e conta com a parceria de órgãos governamentais e diversos representantes da sociedade civil organizada.



A Campanha

A Campanha Internacional de 16 Dias de Ativismo de Gênero foi criada em 1991. A iniciativa foi um grito de paz pelo mundo e, sobretudo, um pedido de respeito aos direitos da mulher. Desde então, entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro o protesto ocorre simultaneamente em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Este ano, a campanha mundial tem como tema “Da paz no lar, até a paz no mundo: a violência e seus impactos na vida das mulheres”.