/

06 de Março de 2012 10h49

Siminina completa 15 anos e transforma vida de crianças e adolescentes

06/03/2012

Patrícia Neves/ Assessoria-SMASDH-9956-5122

Ao longo de 15 anos de existência o Programa Siminina, executado pela Secretaria deAssistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) da prefeitura Municipal de Cuiabá tornou-se referência de adoção de medidas preventivas contra a gestação precoce e de combate a repetência escolar.

A estimativa é a de que ao longo de 15 anos de existência, completos na segunda-feira (05.03), mais de 12 mil garotas tenham sido beneficiadas com as ações, iniciadas no bairro Santa Isabel e que hoje se estendem a 17 unidades (sendo uma na zona rural da cidade).

Mais do que proporcionar lazer, letramento, atividades lúdicas, práticas de danças e de coral, o Siminina ajuda a fazer com que as ‘simininas’ percebam um grandioso mundo de opções que possuem a medida que se empenham em atividades pedagógicas, afastando-se, cada vez mais, das situações de vulnerabilidade social. 

“Cuiabá vivenciava uma situação muito feia. Não era um retrato adequado de uma capital a existência de tantas meninas, de tantas garotas pelos bancos das praças com filhos nos colos, com barrigas, denotava um grande descuido com as crianças. A necessidade fez surgir o projeto, que nasceu forte e contou com importantes parcerias. Ele foi inicialmente implantando no centro de convivência do Santa Isabel e, no mesmo ano em 1997 expandido para o 1º de Março, o Tijucal e o Jardim Presidente II. Hoje, posso dizer que verdadeiramente temos uma história de sucesso”, relata a idealizadora do Programa, Iracy França, que foi homenageada pela secretária titular da pasta de Assistência Social, Regina Kaizer, durante solenidade realizada no Centro Comunitário do bairro Jardim Vitória.

“Esse sucesso todo do Programa tem de ser divido com as pessoas que o fazem acontecer. Com cada um dos monitores, com os professores, com a equipe de coordenação. O empenho de todos é fundamental”, pontuou Regina.

Música, brincadeiras, bingo educativo, aula de pintura e de leitura fizeram parte das atividades realizadas por um grupo de mais de 30 ‘simininas’ que participaram das atividades durante o aniversário do Programa.

“Antes de conhecer as atividades eu tinha medo de deixar minha filha participar porque era muito nova, mas depois que conheci o ideal do trabalho me envolvi. Isso sem considerar o fato de que o rendimento escolar melhorou e o comportamento dela também”, relata a dona de casa Gelsa Maria Guarin, 39 anos, mãe de A.K., 8 anos.

“Eu sempre via as crianças, minhas colegas indo para as aulas e ficava curiosa. Queria participar, aprender também. Adoro as aulas de dança, de cantar”, conta a menina.  

Monitora do Programa Siminina há 4 anos, Olívia Auxiliadora de Assis, resume seu ofício com uma verdadeira dádiva. “Deus me abençoou com minha ação. Eu sempre trabalhei com o ensino, mas não esperava em envolver com um programa. Tenho em mente de que estou vivenciando um grande aprendizado. As dificuldades são muitas, mas inerentes a todo caminhar”, sintetiza.