Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Março de 2012 10h35

Servidores da prefeitura de Cuiabá participam da Campanha Mato Grosso Respeitando às Mulheres

09/03/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Cientes da necessidade de reflexão sobre a violência doméstica e quanto é preciso denunciar abusos, sejam de ordem psicológica, verbal ou física, servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram do desfecho, na quinta-feira (08-03) da Campanha ‘Mato Grosso Respeitando às Mulheres’, promovida pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em parceria com diversos órgãos públicos e entidades sociais. 

Munidos de camisetas enfocando o problema, os participantes encerraram o ato com uma caminhada, seguida de concentração no monumento Ulisses Guimarães (na avenida Historiador Rubens de Mendonça).

Dados do Ministério Público Estadual (MPE), de 2011, apontam que foram 1,4 mil denúncias (acusações formais) realizadas por violência doméstica em uma prova de que a situação ainda é muito grave.

“A violência figura em diversas formas e não se limita aos menos favorecidos”, avalia a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Regina Kaizer. A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Emília Sotero, disse estar orgulhosa da dimensão da mobilização da população sobre a questão. “Só vamos conseguir mudar, quando toda à sociedade se propuser a essa reflexão. Todos precisamos pensar juntos sobre a questão”.

 "Penso que ações como essa são importantes. Ajudam a mudar o que acontece dentro das casas. Sei que muito ainda precisa ser feito, mas já iniciamos. Muitas conquistas já foram obtidas e elas tiveram início em algum momento", cita a servidora pública Sônia Regina, 51 anos.

 A secretária de Assistência Social e Trabalho do Estado, Roseli Barbosa, destacou que o ato de reflexão foi realizado, simultaneamente, em 134 cidades mato-grossense.