/

25 de Junho de 2012 09h33

Seminário debate a atuação das instituições para idosos em Cuiabá

25/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá (COMDIPI) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) realizam o I Seminário Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As discussões serão realizadas nos dias 28 e 29 de junho, com abertura prevista para as 14 horas. As atividades serão realizadas no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

A presidente do Conselho, Iva Ferreira, explica que o evento é destinado a trabalhadores da assistência social, gestores e conselheiros, assim como trabalhadores das instituições de longa permanência.

Temas como intersetorialidade como forma de democratização das ações socioassistenciais com a pessoa idosa, o papel da família e das instituições de longa permanência no Século XXI, autoconhecimento e autoestima dos gestores na Execução de Projetos nas ILPIs, e a função do Estado, da Sociedade e da Família na Execução das Políticas Sociais para Pessoa Idosa, serão temas a serem debatidos.

Durante as discussões, haverá um momento específico destinado a apresentação das ILPIs que atuam na capital (Recanto dos Idosos, Cantinho do Céu, Recanto Feliz, Bem me Quer, Fundação Abrigo Bom Jesus). A presidente do COMDIPI pontua que hoje para a instalação de instituições de longa permanência uma série de condicionalidades devem ser seguidas, como espaço físico adequado, equipe multidisciplinar, com enfermeiros, técnicos, médicos e fisioterapeutas, além de projetos e programas para serem executados com os residentes nas unidades.

A Secretaria de Assistência Social de Cuiabá mantém o atendimento a pessoa idosa em todos os treze Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalados por meio do acompanhamento familiar e dos grupos de idosos. Também disponibiliza a população da terceira idade quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs) que prestam uma série de serviços, como hidroterapia, alfabetização, hidroginástica e oficinas de bordados e artesanatos, além da promoção de passeios e atividades de integração evitando o isolamento social.

Confira o cronograma de atividades:

Dia 28/6 (Quinta-feira)

13h: Credenciamento

14h10: Abertura

14h30: Apresentação Cultural

15h - 1ª Palestra: Programas e Projetos da SMASDH executados com a pessoa Idosa (Adilson dos Reis, Diretor de Gestão da Secretaria de Assistência)

15h35 - 2ª Palestra: Intersetorialidade como forma de democratização das ações socioassistenciais aos idosos (Edvaldo Oliveira, especialista em gestão social)

16h55 – Debate

18h – Encerramento

Dia 29/6 (Sexta-feira)

14h às 16h05 – Apresentações das Instituições de Longa Permanência (Recanto dos Idosos, Cantinho do Céu, Recanto Feliz, Bem me Quer, Fundação Abrigo Bom Jesus)

16h10 – 4ª Palestra: Autoconhecimento e autoestima dos gestores na execução dos projetos nas ILPIs (Estelita Rodrigues da Silva, psicóloga e especialista em gerontologia)

16h45 – 5ª Palestra: A Função do Estado, da sociedade, da Família na execução das políticas sociais para a pessoa idosa. (Sandra Rabello de Frias, assistente social, especialista em psicogeriatria).