Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Fevereiro de 2013 11h07

Secretário vai à Brasília para organização de eventos nacionais

05/02/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, será o representante de Cuiabá em Brasília (DF) para a organização do I Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente, realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.
 

O seminário é uma parceria da OIT com o governo de Mato Grosso, assinada em agosto de 2012, que visa a elaboração de um projeto de qualificação integrada àqueles que foram resgatados de trabalhos forçados. 

De acordo com a Diretora da OIT, Laís Abramo, Mato Grosso é referência internacional no combate ao trabalho forçado. “No caso de Mato Grosso, o projeto de qualificação integrada, entre outras ações importantes, é uma experiência que queremos levar a outros Estados”, ressaltou. 

José Rodrigues estará com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) na organização do evento, que ocorre em Brasília nesta quarta (06). 

Já na quinta-feira (07), o secretário participará da 1ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2013, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 

A CIT é um espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais), objetivando viabilizar a Política de Assistência Social, caracterizando-se como instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social. 

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), têm caráter deliberativo no âmbito operacional na gestão da política. A CIT é constituída pelas três instâncias gestoras do sistema: a União, representada pela então Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), os estados, representados pelo FONSEAS e os municípios, representados pelo CONGEMAS.