Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Março de 2011 13h25

Secretário de Assistência Social inicia gestão com visita a albergues municipais

10/03/2011

Marcia Caetano/Smasdh

O Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – Smasdh, Mário Lúcio, mostrou disposição ao iniciar nesta quarta feira (09-03) visitas, acompanhado de técnicos da SMASDH, para avaliar a qualidade dos serviços de atendimento aos usuários dos dois principais albergues municipais.

A primeira visita foi ao Centro de Triagem e Abordagem Solidária, localizado no Quilômetro 7 da estrada Guia. A casa atende por dia, em média, 50 pessoas recolhidas das ruas da capital. São dependentes químicos, portadores de transtornos mentais e outros andarilhos que são abrigados, recebem atendimento psicossocial e são encaminhados para reintegração familiar, ao mercado de trabalho ou voltam para as ruas.

“A situação dos moradores de rua é uma grande preocupação desta administração. Conhecemos o problema através dos relatórios apresentados, agora estamos vendo in loco a situação deles e vamos buscar parcerias para garantir mais qualidade ao atendimento. Aqui está a população mais necessitada da cidade” falou o secretário.

No Albergue Municipal Manoel Miraglia, localizado na Rua Afeganistão, o secretário conheceu as instalações e conversou com albergados. A casa também atende 50 pessoas por dia e a maioria é encaminhada e reinserida ao mercado de trabalho com sucesso.

“Esse serviço é muito importante e merece todo o nosso empenho. As dificuldades financeiras não podem limitar o atendimento. Vamos partir para a busca de parceiros. A população cuiabana é muito solidária, vamos também conversar com o prefeito e o governador. A arrumação da capital para a Copa 2014 precisa incluir essas pessoas que estão vivendo nas ruas”, garantiu o secretário.