Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Março de 2011 16h20

Secretário de Assistência Social falou sobre rede de proteção social

18/03/2011

Marcia Caetano/Smasdh

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano -SMASDH, Mário Lúcio concedeu entrevista, nesta quarta-feira (16-03), ao Site Mídia News,  e falou sobre um projeto que está sendo elaborado para melhorar a política de atendimento aos moradores de rua, complementando o serviço que já vem sendo realizado pelo Projeto de Abordagem Solidária. 

 

Este projeto pretende envolver todos os segmentos da sociedade, que direta ou indiretamente, tem atuação com a população de rua, como as polícias Militar, Civil e Federal, Conselhos de Direitos, Delegacias, Ministério Público, Secretarias municipal e estadual de Saúde, igrejas, etc.

 

“É um trabalho complexo, um grande desafio que precisa ser enfrentado. Sabemos que  80% dos casos de pessoas que estão nas ruas é por causa da dependência química. A Prefeitura faz uma primeira abordagem, abriga, encaminha para atendimento médico, e em alguns casos as pessoas são acolhidas pela família ou retornam ao mercado de trabalho”, disse o secretário.Mário Lúcio, observando que a maioria desta população não tem um encaminhamento e nem tratamento completo. “É necessária a colaboração de toda a sociedade para enfrentar o problema e evitar que o usuário volte para as ruas na mesma condição, ao invés de ser tratado para ter uma nova chance”, explicou.

 

A diretora de Gestão de Programas e Projetos e de Politicas Sociais, Rosa Maria Lusardo, disse que “grande parte das pessoas que estão nas ruas de Cuiabá é oriunda de cidades do interior e a maioria vem de outros estados.” A estatística do serviço de Abordagem Social da SMASDH é baseada no atendimento realizado na Operação Jingle Bell, que aconteceu no início do ano.

 

“É a primeira vez que é realizado o registro dos dados sistematicamente, para subsidiar a política de atendimento a esse usuário. Durante as festas do Carnaval também realizamos atendimentos e com base nessas estatísticas; e agora estamos preparando o projeto a ser desenvolvido durante todo o ano”, ressaltou.