Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HOMENAGENS

15 de Maio de 2019 09h57

Secretaria realiza programação especial em homenagem ao dia do Assistente Social

15/05/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Nesta quarta-feira, 15 de maio, é o Dia do Assistente Social. Como forma de homenagear e valorizar os profissionais que atuam nas unidades do município de Cuiabá, uma tarde comemorativa foi preparada, onde serão realizadas palestras e um chá da tarde, a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).

Foi nesse dia que ocorreu a regulamentação do Serviço Social como profissão, sendo hoje um setor inscrito na história do Brasil há 80 anos. A área foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Houve a reconstrução dos seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.

“Por conta dessa importância é que procuramos relembrar a data por meio de homenagens. É uma área que vem passando por transformações ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Além da comemoração do Dia do Assistente Social, as atividades alusivas ao dia das Mães seguem, a partir das 14 horas, com os assistidos do Cras Jardim Araçá, onde eles irão participar de dinâmicas de grupo e um momento de declamação de poesias em homenagem as mães feita pelo grupo de idosas da Unidade.

Já na quinta-feira (16), a partir das 09 horas, será a vez dos usuários do Centro de Referência do Dom Aquino, com apresentações do grupo de idosas, dinâmicas e desfile.

E para encerrar a semana, nesta sexta-feira (17), a programação será nos Centros de Referência dos bairros Osmar Cabral, Drº Fábio e CPA com palestras, dinâmicas e passeio no distrito Coxipó do Ouro. As atividades serão realizadas as 08h, 13h e 14 horas, respectivamente.

“A finalidade das comemorações, duas importantes datas, dia das Mães e do Assistente Social vem para demonstrar como são importantes, o papel que assumem na sociedade e dentro da família. O trabalho da Assistência Social tem como principal finalidade valorizar as pessoas e levantar a autoestima, fortalecendo os vínculos familiares e posições frente ao mercado”, concluiu a secretária adjunta.

Atividades comemorativas estão programadas durante todo o mês de maio.