Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Novembro de 2011 15h12

Secretária do Ministério do Desenvolvimento Social participa do Congemas em Cuiabá

18/11/2011

João Ribeiro -SMASDH: 3645-6810/9976-0081


Com o tema "Conferência Magna, entre o SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: ajustando caminhos intersetoriais", a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS), Denise Colin, ministrou a palestra de abertura da reunião regional descentralizada do Colegiado Nacional de Assistência Social (Congemas), que aconteceu na quinta-feira (17/11), no Centro de Convenções Hotel Fazenda Mato Grosso.

O encontro é direcionado aos gestores e técnicos da região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com o objetivo de analisar e discutir as dificuldades, apresentando propostas aos problemas do desenvolvimento da gestão de assistência social, em face do enfrentamento dos desafios da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e implementação do Plano Brasil sem Misérias do SUAS. Essas propostas vão ser apresentadas na reunião nacional que acontece de 21 a 23 de março de 2012, em Fortaleza (CE).

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Karla Lautenschlager, disse ser uma satisfação receber a secretária Nacional, Denise Colin. Bem como, o encontro vai servir para fortalecer e incentivar aos gestores e técnicos para trabalhar com mais vontade.

Já a Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, frisa que foi feito todo o possível para receber os gestores, técnicos e as autoridades da melhor forma. “Na questão da assistência social, Cuiabá está no mesmo nível de outras cidades, só não teve até então, a oportunidade de mostrar o que está fazendo", disse.

A Secretária Nacional, Denise Colin, ministrou uma palestra sobre o Plano Brasil Sem Miséria, debatendo políticas públicas para os desafios dos gestores e técnicos de assistência social. Na ocasião, também fora mabordadas as responsabilidades e atribuições dos assistentes sociais. Criando políticas que possam cumprir as suas atribuições, feitas por gestores municipais e estaduais. Denise encerrou a participação demostrando um gráfico da pobreza no Brasil e o perfil da classe vulnerável.