Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Agosto de 2012 15h17

Secretaria de Assistência Social e Conselhos de Cuiabá discutem diagnóstico municipal infanto-juvenil

27/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá integra juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares, a Comissão responsável pela coleta de dados para subsidiar o Diagnóstico Municipal da Criança do Adolescente, uma importante ferramenta para diagnosticar os problemas que atingem a população infanto juvenil, além de fornecer subsídios que fortaleçam a rede de proteção e a adoção de políticas públicas destinadas a essa parcela da população.

Neste mês, a Comissão participou em São Paulo da 2ª Oficina de Apoio ao Diagnóstico Municipal, realizada pelo Instituto Votorantim e Prattein Consultoria em Educação e Desenvolvimento Social.  “Já estamos desenvolvendo a terceira etapa da pesquisa que será encerrada em dezembro”, explica a diretora de Planejamento da Secretaria de Assistência Social, Marcela Rondon.

Ela cita que esse é o momento de mapeamento da rede de proteção especial e apreciação do sistema de justiça e segurança. As gerentes dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS Norte e Centro), Hélida Silva e Francislene Santos, também participaram das discussões, em São Paulo.

Marcela Rondon, pontua que a coleta de dados segue um guia elaborado pela Prattein Consultoria e publicado pela Fundação Telefônica e Instituto Votorantin, construído em dez passos.  A próxima etapa do trabalho será o mapeamento e análise das violações de direitos.