/

04 de Maio de 2012 09h40

Secretaria de Assistência Social de Cuiabá é destaque em seminário sobre drogas

04/05/2012

Patrícia Neves-SMASDH-(65) 3645-6810


A rede de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) ganhou destaque durante o I Seminário Matogrossense sobre Drogas, Internações de Dependentes Químicos e Soluções Político Sociais. O evento é organizado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e conta com a parceria da prefeitura de Cuiabá.

No total, a capital possui 24 unidades de atendimentos (preventivos, de média e alta complexidade) divididos nas quatro regionais. Dados da Secretaria de Assistência Social de Mato Grosso apresentados durante o evento apontam a existência de 171 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) no Estado, sendo que a capital possui o maior número, 13. O mesmo ocorre com o número de Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) com duas unidades. No Estado, dos 141 municípios apenas 42 possuem unidades.

De acordo com Edilson Proença, coordenador de Proteção Social Especial da SMASDH, a pasta mantém equipes que realizam o serviço de busca ativa à população em situação de rua e trabalha de forma integrada com a Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento do público.

Ele pontuou que um recente levantamento realizado pela Coordenadoria de Proteção Social Especial aponta que 75% da população que se encontra em situação de rua faz uso de álcool ou drogas. Edilson apresentou dados sobre o trabalho desenvolvido pela Assistência Social.

Só no ano passado, foram realizados 3,2 mil acolhimentos institucionais e mais de 8,3 mil procedimentos de higienização e um total de 290 mil apoios nutricionais. O coordenador frisou ainda que a capital mantém o Albergue Manoel Miraglia, a Casa de Apoio Missão Atalaia de Jesus e o Centro de Triagem Abordagem Solidária para a prestação dos serviços (psicoassistenciais, jurídicos, de encaminhados) e abrigamento.

Para o tratamento de saúde, a secretaria realizou um total de 2.863 encaminhamentos para a rede básica e outros 455 especializados. 

Sobre a finalidade das discussões o juiz Mário Kono, titular do Juizado Especial Criminal, avaliou que "esse evento tem como ideal o entrosamento. Às vezes fazemos tantos esforços sós que, muitas vezes, desconhecemos nossa rede. É necessário que essas redes estejam unidas para facilitar o acesso”.

O evento será encerrado hoje após três dias de discussões concentradas no Auditório das Promotorias, em Cuiabá.