/

04 de Abril de 2012 10h42

Secretaria de Assistência Social de Cuiabá apresenta ações do Programa Siminina

04/04/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH-3645-6810

As atividades desenvolvidas pelo projeto Siminina, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH), serão apresentadas em eventos comemorativos ao aniversário de 293 anos da capital. Nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5 de abril, as meninas atendidas no bairro Jardim Presidente II irão apresentar a performance de dança “Cuiabá: Muito Prazer”, no supermercado Comper da avenida do CPA, a partir das 17 horas.

No dia 9 de abril, segunda-feira, as meninas participarão do evento ‘Parabéns Cuiabá’ e irão apresentar a performance musical e teatral de ‘Moreninha Cuiabana’. No dia 13 de abril, será a vez da garotada atendida no bairro Bela Vista, nas comemorações de nove anos de implantação do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês França Auad.

Na data de 14 de abril, durante a segunda edição do Valorizando Vidas no seu Bairro, que será realizado na região do Coxipó do Ouro, as meninas atendidas pelo Programa nas unidades do Jardim Presidente II, Jardim Leblon, Jardim Vitória, Chácara dos Pinheiros, irão mostrar à comunidade o espetáculo de dança “Varanda Cuiabana”. A apresentação com a mesma temática será apresentada em 28 de abril na terceira edição do Programa Valorizando Vidas no seu Bairro, na Regional Norte.

O programa Siminina é ofertado para crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e atende aproximadamente de 1,5 mil garotas. O Siminina possibilita às meninas participar de aulas de letramento, oficinas de dança, coral, teatro e artesanato, em período de contra-turno. Quem estuda de manhã, por exemplo, pratica as atividades no horário das 13h30 às 17h e vice-versa. As ações são executadas em 15 Centros Comunitários, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Tijucal, e na unidade do antigo Sopão, no bairro Doutor Fábio.

Atuar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres é uma das premissas do Programa e, diante dessa proposta, todo mês as unidades atuam em consonância a um tema gerador, que serve para o embasamento de discussões e pesquisa de cada um dos grupos atendidos pelo Programa. Ações de prevenção à saúde fazem parte, também, do cotidiano de atividades das meninas e não há registro de nenhuma gravidez nas estudantes matriculadas nos últimos dois anos.