Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / COMPROMISSO

21 de Maio de 2018 15h45

Reunião marca retorno das atividades do Siminina no bairro Jardim Vitória

21/05/2018

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

A unidade do Siminina do Jardim Vitória já possui data de retorno das atividades após definição realizada em reunião, nesta segunda-feira (21), promovida pela Prefeitura de Cuiabá (Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) com os pais e responsáveis pelas meninas matriculadas na regional.

Na ocasião, os pais e responsáveis acataram a sugestão de usar como local o Centro Comunitário, local pertencente à associação de bairro. Ainda essa semana, a residência que faz parte do centro passará por reformulação e adequação para ser devidamente apta às instalações de mobília e equipamentos para realizações das atividades.

As atividades no pólo Jardim Vitória foram desativadas no centro comunitário na administração anterior, em 2015, e, desde então funcionava em uma residência sem escritura do bairro, o que impedia locação.

Sem funcionar há alguns meses, a prefeitura já vinha atuando para restabelecer o retorno das atividades na região em locais com condições estruturais adequadas e situação documental apta.

“Já possuímos monitora, professora e todo aparato material para realização dos trabalhos. Os uniformes para as meninas estão garantidos e agora vamos finalizar essa questão do local para retornar na próxima semana”, disse a coordenadora do programa Dalma Beatriz.

A expectativa é iniciar os trabalhos já na próxima segunda-feira (26) para o grupo de 43 meninas matriculadas divididas em dois turnos: 27 durante o vespertino e 16 no matutino. “Vai ser muito bom! Eu trabalho e tenho que pagar alguém pra ficar com minha filha. Estava ficando muito complicado, minha filha mais velha já participou e sei o quanto é importante esse projeto”, contou Maria de Lurdes, moradora do Jardim Vitória.

Novo modelo

A administração do prefeito Emanuel Pinheiro tem atuado para dinamizar todas as atividades do Siminina e estabelecer um novo modelo para o programa com base na proposta de inclusão e humanização.

A reformulação do projeto acontece tanto na parte estrutural e física das unidades como, por exemplo, a criação do laboratório de informática voltado a promover a inclusão digital, quanto na parte pedagógica com a implantação do curso de inglês, aprendizado fundamental para os dias atuais.   

"Estamos buscando parcerias, o que tem sido nossa marca desde o início, e assim promover grandes avanços no atendimento a essas crianças. A educação agregado com a promoção e inclusão social que esse programa oferta é o berço para o futuro dessas meninas e também de Cuiabá. É a marca da gestão cuidar de pessoas, principalmente, daqueles que mais necessitam, então estamos cada vez mais avançando para construir um projeto mais sólido e humanizado voltado ao Siminina", frisou a primeira-dama Márcia Pinheiro, madrinha do programa Siminina, e principal articuladora nas buscas por parcerias.

São 18 unidades em Cuiabá, com a do Jardim Vitória e a nova implantada na gestão Emanuel Pinheiro, situada no distrito do Sucuri. Ao todo, o programa atende 1.100 meninas e a projeção para 2018 é implantar mais duas novas unidades e chegar ao atendimento médio de torno de 1.500 meninas.