Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Junho de 2013 18h18

Representantes de oito países discutem sobre "trabalho decente" em Cuiabá

27/06/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


Representantes de oito países da América do Sul estiveram hoje (27) em Cuiabá para troca de experiências sobre as medidas da administração municipal e governo do Estado para a disseminação do “trabalho decente”. Trata-se do Seminário Internacional sobre o Trabalho Decente, desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

O prefeito Mauro Mendes, ao receber as delegações na tarde de hoje, entregou uma lembrança de Cuiabá aos representantes: uma réplica em miniatura da Viola de Cocho, instrumento símbolo da cultura cuiabana.

 

“O estado de Mato Grosso tem se esforçado muito pelas qualificações trabalhistas e a cidade de Cuiabá é referência nos programas que tem desenvolvido. O que pudermos contribuir nesse debate entre países irmãos será sempre bem vindo”, afirmou Mauro Mendes.

 

Os participantes puderam conhecer os projetos “Me Encontrei” e “Ação Integrada”, que preveem o combate ao trabalho escravo e qualificação profissional.

 

Foram realizadas visitas ao Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Araçá, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, na empresa Concremax, na Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão e na Federação do Comércio de Mato Grosso e Senac.

 

O “Ação Integrada”, que tem como objetivo enfrentar o trabalho escravo, é desenvolvido em parceria entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Universidade Federal de Mato Grosso, Ministério Público do Trabalho, Centro de Pastoral para Migrantes, Organização Internacional do Trabalho, Secretaria de Assistência Social de Cuiabá, Fiemt/Sesi/Senai, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão e empresas privadas.

 

O programa “Me Encontrei” visa a atender prioritariamente adolescentes que se encontram mais vulneráveis às ofertas de trabalho do ponto de vista das Piores Formas do Trabalho Infantil e/ou adolescentes que deixam de receber o benefício do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Crianças e adolescentes são retirados do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, daquele trabalho que coloca em risco sua saúde e sua segurança.

 

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior, o seminário deverá culminar em iniciativas nacionais inspiradas no intercâmbio. “É um encontro muito rico, pois oportuniza que países com diferentes condições de trabalho possam conhecer o que fazemos aqui e adaptar à sua realidade”, avaliou.

 

Para o secretário, o trabalho de conscientização é a parte mais importante para se consolidar o trabalho decente. “O mercado precisa estar aberto para os jovens que saem de situações tão difíceis de vida e estão em busca de um horizonte. O que o poder público está fazendo com esses programas é resgatar a vida de pessoas que antes estavam trabalhando em situações degradantes. O mercado precisa estar preparado para recebê-los”.

 

Atualmente, 237 jovens fazem parte do programa “Me Encontrei”, na Prefeitura de Cuiabá.