Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Abril de 2011 10h00

Representantes de Conselhos de Direitos participam de articulação com vistas às Conferências em 2011

13/04/2011

Marcia Caetano/Smasdh

“Reafirmamos o compromisso de aprofundar a discussão para a construção da política pública para a Assistência Social, afinal é a comunidade que vive o dia a dia, a realidade do idoso, do deficiente, enfrentando as dificuldades, a violência, a fome a discriminação”. A afirmação foi feita pelo Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Mário Lúcio.

Ele participou da reunião dos Conselhos de Diretos vinculados à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social SETECS- MT, realizada na segunda feira (04-04) na sala de Múltiplo Uso da Secretaria de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, para discutir o planejamento e custeio conjunto das ações a serem executadas para a realização das diversas Conferências que acontecem em 2011, nas três esferas de governo: municipais, estadual e federal.

Representando o Conselho Estadual do Deficiente, Mario Lúcio falou que em Mato Grosso apenas 20 municípios têm o Conselho do deficiente consolidado e outros 25 se encontram em fase de consolidação. “A situação é melhor aqui em Cuiabá, mas no interior é pior. Principalmente a locomoção, que em algumas localidades o transporte se dá por carriola. Esse é um dos grandes empecilhos para o deficiente buscar os seus direitos e sua inclusão social”, destacou Mário Lúcio. 

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, destacou a importância das Conferências nos municípios, no estado e na esfera federal para a construção de umaa política para os direitos humanos.

“Vejo com bons olhos a realização desta discussão; tanto como magistrado como agora à frente da secretaria de Justiça, tenho a missão de atuar pela justiça, entretanto, os recursos alocados no orçamento estadual são muito limitados. Vamos trabalhar para otimizar os gastos e garantir a participação de todos”, disse Paulo Lessa.

O secretário adjunto e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Genilto Nogueira falou sobre o novo Site institucional http://www.direitoshumanos.mt.gov.br/ publicado em parceria com o Ministério Publico e o número 0800 6471520 para divulgação de denuncias. 

O presidente do Fórum Estadual dos Conselhos de Direitos Sociais e secretário adjunto de Assistência Social da Setecs-MT, José Rodrigues Rocha, que presidiu a reunião, fez uma avaliação das apresentações e planos de trabalho dos Conselhos; ele convocou uma nova reunião a ser realizada na próxima sexta feira, 15 de abril.

Entre os participantes do encontro estavam Silvina Arruda, secretária executiva do CEDEDIPI; José Bussiki, Assessor; Ceci Campos, secretária executiva dos Conselhos; Wuber Jefferson, presidente do CEDIPI; Arlindo de Arruda, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Gloria Maria G. Munoz /CEDMT; e Claudia Cristina Carvalho, gestora do CRDN/Homofobia-MT