Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Outubro de 2012 14h25

Pronatec: Cuiabá alcança posição de destaque após mutirão de matrículas

04/10/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

O trabalho integrado executado entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) coloca a capital em posição de destaque no cenário nacional no que tange ao número de matrículas realizadas para o curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Em dez dias de mutirão, foram realizadas 2.694 matrículas para 17 cursos.

Carros de som, faixas, placas, panfletos, propagandas em emissoras de rádios, foram alguns dos veículos empregados para que a população tivesse acesso e conhecimento quanto à oferta das matrículas.  Inicialmente foram ofertadas duas mil vagas, mas devido ao sucesso de procura de público, esse número foi ampliado. Cada uma das 13 unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), além da equipe de serviço local, disponibilizou um servidor do Senai para realização das matrículas. As aulas para os 17 cursos ofertados tiveram início no dia 1º de outubro.

“Essa ação eleva o Estado no cenário nacional. O apoio e dedicação dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) foram vitais para que tudo funcionasse perfeitamente. Cuiabá é hoje uma das três capitais que se destacam no país”. A fala é do gerente da Escola de Construção do Senai, Nilson Silva.

Para a secretaria de Assistência Social, Regina Kaizer, os números e a significativa classificação no ranking nacional evidenciam o empenho e a dedicação de cada servidor da pasta, que não mede esforços para garantir o acesso a serviços à população em situação de vulnerabilidade social. “Nosso propósito é esse, o de atuar com excelência. Sabemos da importância dessa parceria para a execução do trabalho, para o atendimento de centenas de pessoas”, pontua a secretária. 

No CRAS Pedregal, que atende bairros como Renascer e Jardim Leblon, a demanda diária de matrículas era de 100 pessoas, conforme explica a gerente da unidade, Fabiana Menegazzo. “Foi um sucesso. A comunidade necessita de ações articuladas como essa. Habitualmente a unidade já disponibiliza oficinas que promovem o empreendedorismo e consequentemente a saída dessas pessoas da condição de vulnerabilidade social”.

Cuidados

A coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai (MT), Silvania de Holanda, afirmou ainda que  o Pronatec irá prosseguir até o ano de 2014, sendo uma política de sucesso no país. “Os cursos são executados com extrema riqueza de detalhes e qualquer problema na execução deve, necessariamente, ser comunicado para que seja sanado. Essa é uma estratégia  que nos possibilita  atuar preventivamente também”.

Reunião

Os dados foram apresentados durante reunião realizada na manhã de hoje na sede da Secretaria de Assistência e contou com a participação dos representantes do Senai e dos gerentes dos Centros de Referência e Assistência Social e da equipe de Coordenação de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social.