Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Novembro de 2012 14h56

Pronatec 2013 será discutido com conselho de direito às pessoas com deficiência em Cuiabá

06/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH (65) 3645-6810

Para debater a oferta de vagas para cursos de qualificação à pessoa com deficiência, em 2013, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Cuiabá, discutem na próxima quarta-feira (07/11), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/MDS. A reunião será realizada no período matutino, no auditório da sede da unidade.

Somente em 2012, a Secretaria de Assistência Social e os parceiros ofertantes (Sistema S) firmaram 4.318 mil matrículas em 16 cursos para a população em situação de vulnerabilidade social. No entanto, o número de pessoas com deficiências atendidas não representou nem mesmo 10% do quantitativo atendido.

“Assumimos o Pronatec no mês de junho de 2012 e para o próximo ano queremos ampliar o acesso aos cursos. Cabe ao nosso parceiro executor das atividades a disponibilidade do material didático, assim como dos profissionais devidamente habilitados para a atividade”, explica a gestora do Pronatec em Cuiabá, Berenice Ramos de Amorim Cruz, membro da Coordenadoria de Proteção Social Básica.

Ela ainda pontua que foram convidados para participar das discussões representantes de Associações representativas de pessoas com deficiência. “Nossa ideia é a de possibilitar a oferta de cursos também junto a essas Associações facilitando o acesso”, finaliza